10 EXAMES QUE TODA MULHER DEVE FAZER PERIODICAMENTE

0
1217

A prevenção é a melhor amiga da saúde. Cuide de sua saúde para que possa viver bem e muito mais feliz.

  • Prevenir é melhor do que remediar“, já dizia o velho ditado. A saúde deve ser tratada com todo afinco, pois uma vez detectada alguma necessidade de tratamento, há mais sofrimento e custos.

    As mulheres são acometidas de muito mais doenças hormonais e ginecológicas, por isso atenção periódica às consultas médicas e seus devidos tratamentos são fundamentais para manter a boa saúde.

    Tenha o hábito de agendar consultas com seus especialistas com a frequência máxima de doze meses, porém caso haja necessidade ou algum acontecimento novo não tenha receio de buscar ajuda médica antes desse tempo.

    Converse com eles sobre uma “bateria de exames” indicados para a saúde da mulher.

  • 1. Papanicolau

    O exame preventivo do câncer ginecológico deve ser feito anualmente, ele também é conhecido como “papanicolau”. Este exame serve para detectar algum tipo de célula cancerígena na região do colo do útero. É muito importante, imprescindível.

  • 2. Ultrassom das mamas

    O Ultrassom das mamas também é um exame fundamental para detectar alguma anormalidade nas mamas e também deve ser feito pelo menos uma vez ao ano.

  • 3. Mamografia

    A mamografia é um exame complementar ao ultrassom mamário e está indicado para mulheres acima de 40 anos. Se você ainda não fez esse exame converse agora mesmo com seu especialista a esse respeito.

  • 4. Ultrassom da tireoide

    Outro ultrassom importante é o ultrassom da tireoide, ele detecta nódulos nesta região e ajuda a prevenir possíveis disfunções e doenças. A incidência de nódulos na tireoide vem crescendo ano a ano e eles podem interferir na produção de hormônios fundamentais para a boa saúde da mulher.

  • 5. Ultrassom do abdômen

    O abdômen também necessita de verificação anual, para isso é necessário um outro ultrassom, o de abdômen total. Com ele é possível verificar órgãos como fígado, bexiga, vesícula, baço entre outros e detectar possíveis anomalias.

  • 6. Glicemia de jejum

    Os exames que servem para medir a taxa de açúcar no sangue, conhecidos como glicemia é importante para prevenção da diabetes.

  • 7. Colesterol total e frações

    O exame que mede o nível de gordura no sangue, também entra para o rol dos exames que devem ser feitos com periodicidade, pois o aumento da gordura pode entupir veias e artérias e trazer consequências bem graves.

  • 8. Exame de urina

    O exame de urina é bem simples e fácil de ser feito e ajuda a detectar uma série de problemas, não deixe de fazer.

  • 9. Exame parasitológico de fezes

    As fezes também são analisadas para prevenção de doenças importantes no intestino.

  • 10. Análise hormonal

    . Há também os exames que medem os níveis hormonais, como T4, T3 e TSH, eles identificam a quantidade de hormônios produzidos pela glândula tireoide. Quando estão alterados trazem uma série de desconfortos para a mulher.

    Dá próxima vez que passar em consulta médica, não deixe de verificar se esses e outros exames foram solicitados. Após obter o resultado de todos eles guarde para comparação no ano seguinte, quando eles terão que ser repetidos. Com a prevenção é possível conservar a saúde e detectar doenças em sua forma primária permitindo um tratamento muito mais eficaz.

Fonte:família

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*