15 MINUTOS DE ALONGAMENTO PODEM MUDAR SUA VIDA

0
6103

Segundo pesquisas recentes, boa parte da população não pratica exercícios e tem uma vida sedentária. Outra recente pesquisa apurou que 48% dos brasileiros estão acima do peso. Não precisa ser nenhum gênio para saber que essa combinação é fatal para o bem-estar e a qualidade de vida de qualquer pessoa.

Praticar atividades físicas não nos deixa somente com um corpo bonito, também trás inúmeros benefícios para nossa saúde e nossa mente, e não são só os exercícios, mas os alongamentos também nos trazem inúmeros benefícios.

Alongar não tem contra indicações, se feitos da maneira correta, devem ser praticados por pessoas de todas as idades. O mesmo que é indicado antes e depois das atividades físicas pode ser feito todos os dias mesmo sem a prática de nenhum tipo de atividade.

É indicado que se faça o mesmo logo pela manhã, pois isso permite que você tenha mais disposição durante o dia todo, aumente a autoestima e tenha um dia produtivo, para pessoas que trabalhem com movimentos repetitivos, como digitar, costurar entre outros, procure fazer pelo menos uma média de 2 á 3 alongamentos diários evitando assim futuros problemas.

Para as mulheres, alongar ajuda, inclusive, a aliviar as dores de cólicas menstruais.

Veja abaixo os benefícios e algumas dicas e saiba por que apenas 15 minutos por dia podem mudar sua qualidade de vida.

1-    Alongar melhora e prolonga sua flexibilidade, seu movimento nas articulações e evita lesões nesses locais.

2-    Os músculos alongados melhoram seu desempenho diário. Tarefas como carregar pesos, abaixar, correr podem se tornar mais fáceis e menos cansativas.

3-    Por aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos, melhora a circulação.

4-    Melhora a postura. Se feitos com frequência, ajudam a evitar que músculos endureçam, mantendo, assim, a postura correta.

5-    Alivia o Stress, pois relaxam os músculos duros e tensos. Alivia dores e tensões.

6-    Melhora a coordenação motora, promove o melhor equilíbrio e a mobilidade.

Veja a seguir as dicas para um alongamento eficiente

1-     Alongar-se enquanto os músculos estão frios aumenta o risco de lesão. O ideal é fazer um pequeno aquecimento, para que os músculos se tornem mais receptivos.

2-     Faça cada alongamento por pelo menos 30 segundos, os tecidos precisam de tempo para se alongar com segurança. Nos músculos mais tensos, procure manter por pelo menos 60 segundos.

3-     Não exagere. Respeite seus limites. Forçar o músculo pode trazer dores, rigidez e tensão.

4-     Caso sinta dores, recue um pouco, não é saudável.

5-     Relaxe e respire normalmente, não é necessário prender a respiração durante a atividade.

6-     Alongue igualmente os dois lados do corpo. Faça de leve antes e mais forte após a realização dos exercícios.

7-     Além de alongar os principais músculos do corpo, faça também naqueles que você mais repete a utilização durante o trabalho, ajuda a evitar Lesões por Esforço Repetitivo.

8-     Se só tem tempo para alongar uma vez durante o treino, melhor que seja feito depois, quando os músculos estão mais aquecidos e receptivos.

9-     Se pratica atividades regularmente, pode-se alongar até 3 vezes por semana, se é sedentário, é bom que faça a atividade todos os dias, ou até 2 vezes por dia.

10-  Não alongue se tiver lesionado, a menos que seja por orientação médica ou de algum profissional de fisioterapia.

Veja alguns exemplos de alongamento na imagem:

Fonte: Blog Sossego

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*