6 DICAS PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA PARA FISIOTERAPEUTAS

0
799

Algumas dicas práticas importantes de como realizar o planejamento profissional

  • Planeje primeiramente sua vida

O planejamento profissional é parte de um plano maior, que é seu plano de vida como um todo, o seu plano de carreira deve estar alinhado com suas perspectivas de vida.

  • Estabeleça metas estratégicas

O planejamento e gestão da carreira constitui-se de metas a curto e médio prazo (sou particularmente contra metas a longo prazo, adiante explicarei o porquê), as quais devem ser estabelecidas de acordo com seus objetivos. Para traçar tais metas, você deve perguntar-se onde quero estar e o que quero estar fazendo daqui há 1 ano?? 3 anos?? 5 anos?? Períodos maiores do que 5 anos acredito ser de difícil previsão devido à voltatilidade mercadológica da fisioterapia.

  • Informe-se

Você traçou metas de acordo com seus objetivos, mas como alcançá-las??

Para isso você necessita de informações adequadas que indiquem e orientem os possíveis caminhos a serem percorridos para atingir seus objetivos, as quais você deve conseguir com profissionais mais experientes que já tenham traçado caminhos vitoriosos, no entanto, saiba que as informações e caminhos percorridos por antecessores a você na fisioterapia não devem servir de espelho ou receita de bolo, mas sim como orientação, você deve traçar seu próprio caminho, percorrer suas dificuldades e obter os louros de sua vitória, os quais serão, com certeza, diferente do de qualquer outra pessoa.

  • Fuja dos pessimistas, inspire-se em profissionais de sucesso

Essa dica é principalmente para alimentar sua auto-estima de bons fluidos. Sujeitos pessimistas, desacreditados, que só reclamam da vida, irão lhe dizer que o caminho que você quer fazer é difícil, que não vale a pena tentar, que é melhor você fazer outra profissão, colocando você e sua motivação ladeira abaixo. Não deixei se influenciar por tais pessoas, e fuja para bem longe dos comentários destrutivos.

Procure conhecer e saber da história de vida e profissional daqueles profissionais de sucesso, motive-se em cima de suas realizações, para realizar suas próprias vitórias. Tenho plena certeza que estes sempre irão trazer mensagens de incentivo e apoio, pois sabem que profissionais dedicados alcançam as vitórias em sua vida e carreira.

  • Processo dinâmico, sempre em construção

Como disse anteriormente, não gosto de metas a longo prazo, e agora explicarei o porquê.

No final da década de 90, quantas pessoas sabiam o que é fisioterapia e para que serve? E hoje, quantas pessoas possuem tais informações? Claro ainda precisamos que nossa profissão seja mais reconhecida, mas hoje muitas pessoas sabem pelo menos uma área de atuação fisioterapêutica.

Nos meados do ano 2000, quantos conheciam e sabiam a importância do pilates? E hoje? Hoje em dia pilates é uma febre, tem mais estúdio de pilates que padaria saindo no Brasil se bobear.

Esses exemplos são apenas uma mostra da mudança mercadológica constante a que estamos expostos na área da saúde, então planejar metas muito distantes é complicado, pois o mercado muda e você deve se adequar a ele se não pode ficar para trás, portanto, seu planejamento deve ser constante e dinâmico , sempre atento ao mercado e as novas tendências.

  • Sonhe alto

Esse nem precisa ser esmiuçado, sonhe o mais alto possível, até o impossível, a realização de seus sonhos depende apenas você, de sua dedicação e comprometimento!

Por hoje é isso pessoal! Espero que tenham gostado das dicas e apliquem em suas carreiras!

Por:  VALMOR CÓRDOVA JR – Fisioterapeuta. Especialista em fisioterapia cardiorrespiratória e em fisioterapia na urgência e emergência. Consultor de gestão, empreendedorismo e marketing em fisioterapia. Colunista de Empreendedorismo & Gestão da FisioIdeia, HMDoctors e revista NovaFisio.

Fonte: fisioideia.wordpress.com

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*