7 curiosidades sobre o cérebro

0
1139

Você sabia que o cérebro funciona melhor quando estamos cansados? Confira essa e mais outras curiosidades sobre o cérebro a seguir.

O cérebro é considerado o órgão mais importante do corpo: sem ele, outros órgãos deixariam de funcionar e ele também permite que façamos todas as nossas atividades cotidianas. Porém, você sabia que o estresse pode mudar o tamanho do seu cérebro? Veja 7 curiosidades sobre o nosso cérebro que você provavelmente não sabia:

7-curiosidades-sobre-o-cerebro-fisioterapia-com

1 – SOMOS MAIS CRIATIVOS CANSADOS

Se você é uma pessoa com hábitos diurnos, com certeza prefere fazer de manhã a maioria das suas atividades: trabalhos, afazeres domésticos, academia, etc, já que esse é o horário em que você está com mais energia. Se você é uma pessoa noturna, isso também funciona para você, só que à noite. Entretanto, para fazer tarefas que envolvem a criatividade, o seu cérebro irá trabalhar muito melhor quando você sentir cansaço. Isso acontece porque, quando você está cansado, o seu cérebro sente bastante dificuldade para se concentrar em somente uma tarefa, e você não realiza tantas conexões entre diferentes informações antigas. Esse cenário é ótimo para a sua criatividade. Você conseguirá pensar em várias coisas novas e fazer ligações entre elas, e não com ideias antigas. Depois de um longo dia de trabalho, por mais esgotado que você se sinta, reserve alguns minutos para tentar solucionar problemas. Pode ser que a resposta venha muito mais rapidamente.

2 – O ESTRESSE PODE MUDAR O TAMANHO DO SEU CÉREBRO

Isso pode soar assustador, mas é verdade: o estresse tem a capacidade de afetar diretamente o funcionamento do seu cérebro, e até diminuir o tamanho dele. Depois de pesquisas com macacos, cientistas descobriram que animais que passaram por muito estresse durante meses ficaram com a parte do cérebro ligada ao estresse “inchada”, enquanto o resto do órgão cresceu muito menos que dos outros macacos saudáveis. Para evitar que isso aconteça com você, durma bem, descanse durante os fins de semana e alimente-se bem.

3 – PARA O CÉREBRO, A MULTITAREFA É IMPOSSÍVEL

A multitarefa é a capacidade de mudar a sua forma de pensar de forma rápida e sem erros. Porém, essa habilidade é literalmente impossível para o cérebro. Para cada tarefa, uma parte do cérebro é ativada. Quando trocamos o que estamos fazendo, o cérebro precisa “desligar” as antigas áreas e “ligar” aquelas que irão permitir que realizemos essa nova tarefa. Entretanto, essa troca demora muito mais tempo do que costumamos esperar. Por isso que pessoas que trabalham o tempo todo com multitarefa costumam cometer muitos erros: o nosso cérebro está preparado para realizar um trabalho diferente, e não dispõe das ligações necessárias para fazer as diferentes coisas de forma 100% correta.

4 – A VISÃO É O SENTIDO MAIS APURADO

Essa informação pode parecer um pouco óbvia, mas a visão é o sentido que mais causa “impacto” em nosso cérebro. Se você ouve um texto com atenção, em 3 dias você deverá ter esquecido boa parte dele. Agora, lendo um infográfico, a informação fica retida bem mais tempo. Qualquer estímulo visual é processado de maneira muito mais eficaz pelo cérebro.

5 – TEMOS TENDÊNCIA A GOSTAR DE PESSOAS QUE ERRAM MAIS

Aparentemente, errar mais nos torna mais agradáveis para as outras pessoas. Isso acontece porque o cérebro interpreta erros como uma falha humana e, por isso, sentimos mais empatia e olhamos a pessoa com outros olhos. Pessoas que pareçam ser muito certinhas e que não aceitam erros dão um ar de superioridade, que acaba dando a sensação de distanciamento.

6 – MEDITAÇÃO RECONECTA O SEU CÉREBRO

A meditação, além de aumentar o seu foco e concentração, também possui outros benefícios, já que cientistas descobriram que ela reconecta partes do nosso cérebro. Uma das vantagens é a diminuição da ansiedade: a meditação consegue fazer com que as conexões dos nossos cérebros mudem por uns instantes e, nesse meio tempo, as nossas reações a estímulos externos se tornam muito mais leves. Além disso, a meditação também consegue estimular a criatividade e melhor a memória, já que ela melhora o nosso foco e, por causa disso, temos menos distrações e conseguimos memorizar melhor as coisas.

7 – EXERCÍCIOS FÍSICOS INFLUENCIAM O CÉREBRO

Saiba que exercícios físicos, além de melhorar o seu condicionamento físico, também influenciam diretamente no seu cérebro? Cientistas descobriram que, depois de meses de exercício físico contínuo, o cérebro consegue memorizar melhor informações de longo prazo, solucionar problemas se torna mais fácil, a nossa atenção aumenta e, além de tudo isso, nós também nos sentimos mais felizes.

Fonte: Universia Brasil

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*