Artigos e Estudos Científicos

A equoterapia na reabilitação de indivíduos com paralisia cerebral: uma revisão sistemática de ensaios clínicos

Autores: Alessandra Vidal Prieto, Franciele Cascaes Da Silva, Rudney da Silva, Janaína Araújo Teixeira Santos, Paulo José Barbosa Gutierres Filho

Resumo

Introdução: Um dos principais acometimentos crônicos que ocorrem na infância é a Paralisia Cerebral (PC), que tem como proposta terapêutica de atendimento, entre outras, a terapia assistida com cavalo, que no Brasil recebe o nome de Equoterapia. Objetivo: Este estudo se propôs a verificar o papel da Equoterapia na reabilitação da função motora em indivíduos com paralisia cerebral por meio de uma revisão sistemática de ensaios clínicos. Método: Foram utilizadas as bases PUBMed (MEDLINE), Cochrane, Web of Science, Scielo, EBsco, Scopus, Lilacs e PEDro, incluindo os descritores propostos no MeSH e DeCS associados a uma lista de termos para busca de ensaios clínicos, disponíveis em língua portuguesa, espanhola e inglesa e sem restrição de ano. Resultados: Foram incluídos 12 estudos considerados relevantes e que preenchiam os critérios de inclusão. Conclusão: Em relação à função motora de crianças com paralisia cerebral, foram identificados efeitos positivos agudos após uma sessão de Equoterapia de 8 a 30 minutos e efeitos crônicos após 5 a 12 semanas, com frequência de 1 a 3 vezes semanais e com o tempo de 30 a 60 minutos sobre o cavalo. Embora existam mais estudos produzidos recentemente, ainda se identifica a necessidade de realização de futuras pesquisas com um maior número de sujeitos e com grupo controle divididos de forma randomizada.

Artigo em PDF
Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close