Notícias

A INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA NA GERONTOLOGIA UTILIZANDO O MÉTODO CROSSFIT

 Tive o prazer de reencontrar um grande amigo da época de faculdade e observando o trabalho dele e lembrando-me de meus pacientes, o convidei para participar deste artigo que esclarecerá aos meus leitores sobre um assunto muito importante que é a gerontologia. O Dr. Alexon Fabiano Silva Alexandre é formado em licenciatura em educação física pela UESPI, fisioterapia pela AESPI, filosofia pela FAEME e tem pós graduação em Gerontologia e Geriatria pela UFPI,Fisioterapia Desportiva e Traumatologia,Docência do Ensino Superior,Psicopedagogia Clinica e Institucional e Mestrado em Gerontologia e Ciências da Educação.O doutor Alexon estará esclarecendo sobre a importância da fisioterapia no método crossfit para a terceira idade.

Criado em 1990 nos Estados Unidos pelo americano Greg Glassman e que serviu para treinar policiais da região,o método passou a ganhar uma grande repercussão devido o desempenho desses policiais. Sua disseminação iniciou pelas regiões mais próximas até conquistar todos os países. O crossfit é uma combinação criativa de exercícios intensos que deixa o corpo mais tonificado, fortalecido,modelado, com melhor elasticidade promovendo um envelhecimento mais saudável. De acordo com o Dr. Alexon estudos recentes mostram que exercícios intensos também podem ser aplicados aos idosos,porém, há uma necessidade de preparo e cuidados na hora de aplicar tais exercícios com idosos. “O crossfit para idosos pode ser uma ótima alternativa para quem está em busca de uma atividade física que pode contribuir para um envelhecimento saudável, sem muitas privações. Esse tipo de exercício pode beneficiar o corpo e a mente do idoso senescente”, ressaltou.

“Uma preparação física CrossFit é o principal programa de treino de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações tácticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Mariners), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo e que na gerontologia esse treino”, disse o especialista. Deixando claro que são atividades intensas e que podem deixar graves lesões quando realizadas por um profissional que não possui experiência e especialidade na área.

Como o crossfit requer uma atividade mais intensa é complicado aplicar em idosos, devidas às diversas patologias que vem surgindo oriundas do envelhecimento. Sobre esse questionamento o dr. explicou que: “Como toda atividade para idosos o crossfit para idosos, tem que ser aplicado de forma adaptada e funcional, respeitando os limites específicos dessa categoria e, por isso, é necessário que eles usem menos peso, façam menos repetições e tenham mais descanso, isso irá permitir que os movimentos e cada estímulo se tornem mais seguros e confortáveis”.

3-4

Como se trata de um método que combina vários movimentos é interessante apresentar aos leitores os principais deles. O fisioterapeuta disse que existem três movimentos essenciais que é o agachar, levantar e empurrar e que esse treino que combina vários movimentos vai ajudar ao idoso a se manter ativo e inserido no contexto social, melhorando sua auto-estima e sua capacidade funcional. “As aulas diferenciadas e alegres melhoram o humor e a interação social além de trabalhar o CORE, melhorar a resistência aeróbica, flexibilidade, agilidade, aptidão cardiovascular, força explosiva de membros inferiores, equilíbrio e coordenação motora”, explicou.

4-3

O doutor Alexon ainda acrescentou que o Crossfit necessita de um aquecimento mais demorado devido ao desempenho durante o treino e os resultados que melhoram, além disso, ele prefere realizar esse treino em grupo por motivar mais o idoso a participar.“É um treino que tem muita importância na saúde do idoso e contribui para uma melhora acentuada na densidade mineral óssea e pode ser um ótimo aliado para combater sarcopenia e dinapenia, que são: a diminuição de massa muscular e força, problemas advindo do processo de envelhecimento”, disse.

Mas ficaria muito fácil apontar apenas as vantagens do método, sobre os riscos, complicações e contraindicações o fisioterapeuta explicou que: “Os riscos de lesões são frequentes, quando os exercícios são feitos de maneira incorreta e mal orientada, por isso, necessita-se de um profissional especializado em trabalho com idosos e em CROSSFIT, pois lesões em idosos podem ser irreversíveis”. É importante ter um acompanhamento multiprofissional nessa fase da vida, sempre que atendo um idoso na avaliação é feita uma anamnese a qual pergunto sobre a participação de outros profissionais como o nutricionista, gerontologista, ortopedista, entre outros, pois é importante saber como está sendo cuidada a saúde do paciente durante sua trajetória até a busca pelo treino.

Finalizo este artigo dedicado, principalmente ao nosso futuro com as palavras desse grande profissional e colega de profissão que estarão orientando como melhor realizar o método. “O papel da fisioterapia gerontológica é atuar antes, durante e depois dos treinos de crossfit. O primeiro passo é uma avaliação gerontológica eficaz e eficiente para determinar o perfil do aluno idoso. Segundo passo, é atuar na correção e ajustes biomecânicos dos movimentos funcionais, relacionados no crossfit. Terceiro passo, acompanhar os pós-treinos dos idosos, e saber se houve alterações fisiológicas benéficas e maléficas ao organismo. Como ainda existem poucos trabalhos científicos nessa linha de atuação, quaisquer que sejam as avaliações no momento, passam pelo crivo da subjetividade”, finalizou.

Por: Luciana Hipólito de Sousa Coêlho  é graduada em Fisioterapia com Especialidade em Fisioterapia em Terapia Intensiva -UTI em Fortaleza pela Inspirar com atualização em cardiorespiratório e capacitação em fisioterapia funcional neurológica (estimulação precoce e neuro-infantil) e capacitação em fisioterapia em terapia intensiva e cárdio-respiratória neonatal, infantil, e adulto em Fortaleza.

Fonte: Teresina Diário

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close