ARTRITE – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

Artrite é uma inflamação que acontece nas articulações do corpo que provocam dores na hora da locomoção, inchaços e que não tem cura. Esse termo significa “inflamação nas juntas” e pode acontecer em uma ou em várias articulações ao mesmo tempo. A doença não tem idade exata para acontecer, e atinge desde crianças até os mais com mais idade. No entanto, os mais atingidos são as mulheres,  os idosos (pelo desgaste dos ossos), os obesos e os portadores de doenças celíacas, que são pessoas que têm intolerância ao glúten e que por isso possuem dificuldade em absorver os nutrientes dos alimentos.

Causas da Artrite

A inflamação nas articulações pode decorrer de trauma, desgaste geral de articulações, depósito de cristais, doença autoimune ou por uma infecção, que pode ser adquirida por bactérias ou vírus.

A artrite pode ocasionar lesão da cartilagem. A cartilagem é o tecido protetor da articulação, que permite que ela se mova de forma suave e absorva choques entre os ossos. A artrite pode também ocasionar lesão da cápsula articular, ligamentos, e de ossos locais.

Se a causa é tratada a tempo, a articulação volta à sua situação normal. Porém, dependendo da causa, isto nem sempre acontece. Em tais casos, o paciente tem diagnóstico de artrite crônica.

Os 5 tipos de Artrite

1- Artrite degenerativa – Este tipo da doença corrompe a cartilagem da articulação e causa a hipertrofia dos ossos (ou seja, um aumento exagerado).

2- Artrite Gotosa – Ocorre mais em homens e é causada por microcristais minerais de urato. As articulações mais atingidas nesse tipo são joelhos, cotovelos, tornozelos e o dorso do pé.

3- Artrite Piogênica – A Artrite Piogênica é tratada como uma das urgentes, em termos médicos. As bactérias que causam esse tipo de artrite são o Staphylococcus aureus e a Nisseria gonorrhoeae. As causas que favorecem a contração são: doenças malignas, uso de drogas, cirurgias ortopédicas, diabetes, entre outras.

4- Artrite Psoríaca – Relaciona-se com a doença de pele chamada psoríase. Nessa doença, as articulações são muito afetadas.

5- Artrite Reumatóide – A Artrite Reumatóide atinge diretamente o sistema imunológico do corpo, atacando as articulações periféricas cartilaginosas ou até o envoltório das articulações. Ela alcança 1% da população do planeta, e deixam as partes atingidas inchadas, vermelhas e doloridas.

Quais são os sintomas de Artrite

Os sintomas da artrite podem ser confundidos, em primeiro momento, como pertencentes à outras doenças, exemplos disso são  a rigidez matinal e o mal-estar que são bastante confundidos e podem passar desapercebidos.

Os sintomas principais do problema costumam levar em conta um padrão, mesmo que haja muitos tipos diferentes da artrite. Os principais sintomas são:

• inchaço em articulações
  • dor
  • vermelhidão da pele em torno da articulação
  • diminuição na capacidade de movimentar
  • aquecimento em torno da articulação
  • rigidez, em especial pela manhã.

Diagnostico

Inicialmente, o médico realizará exame físico para identificação das regiões de dor. Neste exame, o paciente deverá realizar movimento das articulações para observar se existe alguma lesão. Na seqüência, o médico poderá fazer a solicitação de determinados exames específicos.

Entre estes exames está o exame de sangue; a artroscopia, que é exame específico para artrite. E exames de imagem, como exame de ressonância magnética, raios-X, tomografia computadorizada, ultrassom para identificação de articulações doentes.

Tratamentos para artrite

artrite-tratamento-remédio-analgésico

Como exposto, a doença não tem cura, já que desgaste da articulação não pode ser recuperado. O que podemos fazer é amenizar as dores com tratamentos específicos. Medicamentos, analgésicos, anti-inflamatórios, e mudanças na rotina estão entre os tratamentos da doença. As mudanças de rotina estão relacionadas principalmente à alimentação balanceada, sem muitos alimentos industriais, e a diminuição dos esforços físicos.

Para a diminuição das dores, a hidroginástica, a fisioterapia, a natação e pilates são os exercícios mais recomendados. São conhecidos também alguns tratamentos naturais para a artrite, principalmente, a reumatóide. Os chás de erva-doce, os sucos de berinjela com limão e o suco de abacaxi, são como formas de medicamentos anti-inflamatórios, e servem para tratar a doença. Em casos extremos, em que a articulação esteja muito desgastada, a cirurgia é recomendada para a implantação de próteses.

alongamento-escritório-sentar

A prática de exercícios regularmente e a fisioterapia são ótimos para prevenir a artrite, atrofia e a fraqueza muscular. Ter boas horas de sono também é uma ótima maneira de prevenir e não afetar o sistema imunológico. Evitar de ficar muito tempo sentado  em uma mesma posição por muito tempo é essencial, por isso é bom se levantar e se esticar de tempo em tempo.

Prognóstico

artrite

Realizar exercícios físicos podem ajudar a aliviar e reduzir as dores e a fadiga. Aqui estão algumas das atividades possíveis:

• Atividade aeróbica com menos impactos
  • Atividades de resistência para os músculos
  • Fisioterapia
  • Hidroterapia