Áreas de AtuaçãoSaúde Geral
BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL

É uma especialidade do fisioterapeuta, reconhecida pelo COFFITO em maio de 2009, por meio da resolução 362/09. É uma área que atua na prevenção, promoção e recuperação do indivíduo no que se refere aos distúrbios Endócrino-metabólicos dermatológicos, circulatórios e músculo-esquelético. Esta especialidade oferece tratamentos de disfunções estéticas e funcionais da pele, promovendo a melhora da saúde e do bem-estar, elevando a auto-estima e contribuindo com o equilíbrio emocional, etc.
Para que os resultados do atendimento fisioterapêutico dermatofuncional sejam efetivos e duradouros, os pacientes são orientados em relação aos hábitos de vida, como a importância da realização de exercícios físicos e cuidados com a pele (com hidratação e uso de filtro solar) e são encaminhados para outros profissionais de saúde, educadores físicos, de acordo com a necessidade. Tais medidas permitem a melhora na aparência e contribuem para prevenção e/ou tratamento de patologias, como câncer de pele, obesidade, diabetes, hipertensão arterial sistêmica e insuficiência vascular.
A atenção do profissional, a sensação de relaxamento gerado pela massagem e a melhora da aparência física conduzem ao aumento da auto-estima e da funcionalidade, desencadeando benefícios no bem-estar social, familiar, físico, conduzindo a melhora na qualidade de vida.
A fisioterapia dermatofuncional também possibilita o complemento à abordagem de outras áreas da fisioterapia, como, por exemplo, garantindo uma adequada cicatrização pós-operatória ou traumática, tratando úlceras de pressão de pacientes neurológicos, pés diabéticos, prevenindo ou tratando linfedema primário ou secundário à linfadenectomia.
Para os fisioterapeutas, é uma área em expansão, pois a busca pela beleza tem tomado o espaço cada vez maior em diferentes classes sociais, idades e gêneros. Por meio da realização de um trabalho coerente, respaldado em conhecimento, estudos e boa formação, os profissionais poderão se tornar cada vez mais respeitados pela seriedade de seu atendimento, possibilitando a expansão deste campo.
Indicações
*Pré-e-pós-cirurgia plástica;
*Fibroedema gelóide;
*Estrias Cutâneas;
*Queimaduras;
*Envelhecimento cutâneo (facial);
*Cicatrizes hipertróficas;
*Úlceras de pressão;
Recursos Terapêuticos
RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS
A massagem se destaca entre os recursos terapêuticos utilizados na área dermatofuncional pela grande variedade de técnicas e ampla aplicabilidade. A massagem exerce efeito mecânico local, decorrente da ação direta da pressão exercida no segmento massageado e também da ação reflexa, indireta por liberação local de substâncias vasoativas. As técnicas de massoterapia mais empregadas incluem: drenagem linfática manual, massagem clássica, massagem do tecido conjuntivo e massagem reflexa. Entre os efeitos observados com emprego destas modalidades , destacam-se redução de edemas; melhora da hidratação e nutrição celular; aumento da velocidade de cicatrização do ferimento, pelo aumento da vascularização arterial e venosa; favorecimento de absorção de hematomas e equimoses; melhora do retorno de sensibilidade em cirurgias plásticas; diminuição de retenção de líquido nos tecidos e promoção de relaxamento.
Por: Aline Massaro, Edinara Giacomelli, Fernanda Tonet, Isabela Moreno, Jamyle Francyele
Fonte: Unifisio dermatofuncional
Muito bom !