BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL

0
3029

É uma especialidade do fisioterapeuta, reconhecida pelo COFFITO em maio de 2009, por meio da resolução 362/09. É uma área que atua na prevenção, promoção e recuperação do indivíduo no que se refere aos distúrbios Endócrino-metabólicos dermatológicos, circulatórios e músculo-esquelético. Esta especialidade oferece tratamentos de disfunções estéticas e funcionais da pele, promovendo a melhora da saúde e do bem-estar, elevando a auto-estima e contribuindo com o equilíbrio emocional, etc.

Para que os resultados do atendimento fisioterapêutico dermatofuncional sejam efetivos e duradouros, os pacientes são orientados em relação aos hábitos de vida, como a importância da realização de exercícios físicos e cuidados com a pele (com hidratação e uso de filtro solar) e são encaminhados para outros profissionais de saúde, educadores físicos, de acordo com a necessidade. Tais medidas permitem a melhora na aparência e contribuem para prevenção e/ou tratamento de patologias, como câncer de pele, obesidade, diabetes, hipertensão arterial sistêmica e insuficiência vascular.
A atenção do profissional, a sensação de relaxamento gerado pela massagem e a melhora da aparência física conduzem ao aumento da auto-estima  e da funcionalidade, desencadeando benefícios no bem-estar social, familiar, físico, conduzindo a melhora na qualidade de vida.

A fisioterapia dermatofuncional também possibilita o complemento à abordagem de outras áreas da fisioterapia, como, por exemplo, garantindo uma adequada cicatrização pós-operatória ou traumática, tratando úlceras de pressão de pacientes neurológicos, pés diabéticos, prevenindo ou tratando linfedema primário ou secundário à linfadenectomia.
Para os fisioterapeutas, é uma área em expansão, pois a busca pela beleza tem tomado o espaço cada vez maior em diferentes classes sociais, idades e gêneros. Por meio da realização de um trabalho coerente, respaldado em conhecimento, estudos e boa formação, os profissionais poderão se tornar cada vez mais respeitados pela seriedade de seu atendimento, possibilitando a expansão  deste campo.

Indicações

 Segue abaixo, uma lista das principais indicações para ser feito um tratamento com um fisioterapeuta dermato-funcional:
*Pré-e-pós-cirurgia plástica;
*Fibroedema gelóide;
*Estrias Cutâneas;
*Queimaduras;
*Envelhecimento cutâneo (facial);
*Cicatrizes hipertróficas;
*Úlceras de pressão;

Recursos Terapêuticos

 Os fisioterapeutas dispõe de recursos de uso privativo dessa classe como eletroterapia, técnicas manuais e cinesioterapia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clinicas e estéticas, proporcionando uma abordagem direcionada e precisa, potencializando e assegurando resultados efetivos, sem causar riscos à saúde.
 
ELETROTERMOFOTOTERAPIA: Os recursos eletrotermo fototerápicos são comumente empregados como auxílio no tratamento das disfunções dermatofuncionais, pois possibilitam aumento do metabolismo local, vasodilatação, regeneração tecidual, penetração de cosméticos ou ativos, fortalecimento muscular, entre outros. A qualidade de atendimento e o resultado dependem da escolha correta do equipamento, do modo de aplicação e da definição dos parâmetros adequados para o caso em questão.

RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS

 A massagem se destaca entre os recursos terapêuticos utilizados na área dermatofuncional pela grande variedade de técnicas e ampla aplicabilidade. A massagem exerce efeito mecânico local, decorrente da ação direta da pressão exercida no segmento massageado e também da ação reflexa, indireta por liberação local de substâncias vasoativas. As técnicas de massoterapia mais empregadas incluem: drenagem linfática manual, massagem clássica, massagem do tecido conjuntivo e massagem reflexa. Entre os efeitos observados com emprego destas modalidades , destacam-se redução de edemas; melhora da hidratação e nutrição celular; aumento da velocidade de cicatrização do ferimento, pelo aumento da vascularização arterial e venosa; favorecimento de absorção de hematomas e equimoses; melhora do retorno de sensibilidade em cirurgias plásticas; diminuição de retenção de líquido nos tecidos e promoção de relaxamento.

Por:  Aline Massaro, Edinara Giacomelli, Fernanda Tonet, Isabela Moreno, Jamyle Francyele

Fonte: Unifisio dermatofuncional

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*