BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA HOME CARE

0
4316

Atendimento Home Care: Você Sabe o Que é?

O atendimento em Home Care é uma forma bastante diferenciada de oferecimento de serviços relacionados à saúde. A empresa contratada oferece tratamentos, cuidados, produtos, serviços especializados, equipamentos, e tudo o que o paciente irá precisar, num ambiente bastante conhecido dele: sua casa. Nada de ambiente hospitalar, cansativo e até por vezes hostil, atrapalhando o pronto restabelecimento do paciente.

No tratamento em Home Care a enfermidade ou condição clínica da pessoa passa a se tornar parte de um tratamento planejado e integrado, cujo objetivo é a ação curativa, preventiva, paliativa ou reabilitadora especializada. Esse tipo de serviço está muito em alta nos dias de hoje, especialmente no caso da Fisioterapia, como veremos logo abaixo.

Particularidades

As particularidades inseridas nesse tipo de serviço se relacionam ao modo de operação. A forma de trabalho envolve diversos fatores que auxiliam na saúde social, física, psicológica e até mesmo espiritual do paciente.

O tratamento em Home Care contribui para a melhoria de todos esses fatores e usa um método adequado de avaliação, de questionamento, de implementação, de planejamento, de acompanhamento, culminando num resultado completamente positivo.

Vantagens do Atendimento via Home Care

  1. A pessoa recebe tratamento fora do ambiente hospitalar, sendo assim, pode ficar a todo o momento em contato com sua família e desfruta do conforto de seu lar
  2. Apresenta índice menor de contrair determinados tipos de infecção
  3. Maior conforto
  4. Carinho e contato dos familiares
  5. Fica mantido o vínculo familiar, o paciente participa de tudo que acontece em casa
  6. Ocorre a preservação da sociabilidade do paciente
  7. Diminuição da carga de estresse das emoções
  8. Diminuição dos gastos com a internação
  9. O paciente se torna mais preparado para enfrentar as tarefas do cotidiano, fica livre para ir e vir quando achar melhor
  10. Há uma maior segurança

O Crescimento do Atendimento Personalizado

Com o aumento dos Serviços Públicos e o surgimento de inúmeras Operadoras que vendem Planos de Saúde, também acabou acontecendo um aumento da quantidade de hospitais, mas não intimamente ligada à qualidade de serviço dos mesmos, visto que a quantidade de pessoas que precisam de tratamento cresce abundantemente.

A partir daí passou a surgir uma necessidade crescente de tratamento em casa, sem que houvesse a obrigação de ser no hospital, com horários rígidos para alimentação, descanso, entra e sai de pessoas desconhecidas, barulho e tudo o mais que o ambiente envolve. Devido ao crescimento tecnológico, as pessoas puderem receber atendimento em casa, contando com a mesma qualidade de um hospital, sem precisar estar nele para isso.

Surgiu então um espaço enorme para a implantação da Assistência em Domicílio.

A Fisioterapia Home Care

Muitas pessoas necessitam realizar tratamentos estéticos e médicos depois de traumas, e cirurgias. Entretanto, nem sempre se torna viável sair de suas residências ou até mesmo de seu ambiente de trabalho para a realização de determinados procedimentos, a começar pela mãe que possui um filho recém-nascido, até àquela senhora, que em muitos casos tem problemas para se locomover especialmente nas cidades maiores, com seu trânsito caótico.

Nesses casos em que ter de sair de casa é um princípio de tsunami, há fisioterapia domiciliar. O tratamento é usado nos mais variados casos e tem a facilidade de poder ser efetuado na própria residência do paciente, e sem maiores dificuldades.

Humanização e Aconchego do Tratamento

Os tratamentos feitos em casa têm vários benefícios, partindo da não obrigação de se locomover de um lugar a outro; o que em muitos casos pode até necessitar de ambulâncias, até a melhora generalizada do paciente, contando com um tratamento humanizado e especial em sua residência, num lugar repleto de aconchego e que traz um nível maior de conforto, já que o mesmo sente maior segurança.

Além do mais, os valores gastos com o tratamento podem até mesmo serem mais baixos, pois já que não estarão relacionados os gastos com acompanhantes, transporte, e até mesmo pessoas para ficarem com os filhos enquanto a mãe precisa ir até à fisioterapia. Esse serviço ainda é válido para aquelas pessoas que trabalham fora e não têm muito tempo disponível para sair e ir em busca de uma sessão de fisioterapia, a home care vai até ela, onde estiver, seja na casa ou no trabalho, desde que tenha um local adequado.

Em determinadas situações, o home care pode até mesmo ser solicitado por médicos que fazem o acompanhamento do paciente, para que o mesmo fique menos exposto ao risco de infecções e demais enfermidades que podem ser contraídas no hospital caso a esteja baixa a imunidade dele.

Tipos de Fisioterapia Que Podem Ser Feitas

Diversas formas de fisioterapia podem ser feitas diretamente na residência dos pacientes e acabam se tornando fundamentais para a restauração plena do mesmo, especialmente depois de determinados procedimentos médicos, cirúrgicos e em algumas doenças.

As principais  delas são:

  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Pediátrica;
  • Fisioterapia Oncológica;
  • Fisioterapia Motora
  • Fisioterapia Neurológica;
  • Fisioterapia Gestacional
  • Fisioterapia Geriátrica;
  • Fisioterapia Estética e
  • Fisioterapia Reumatológica, dentre outras.

A fisioterapia em domicilio somente não deve ser feita nos casos de pacientes que precisam de urgentes intervenções médicas ou internação para que seja feita a manutenção do alivio de dores e ainda para a preservação da vida. Em todos os demais casos existentes, a presença da família e o ambiente caseiro podem auxiliar na melhora e na melhor aceitação do paciente aos exercícios e tratamento, culminando num resultado mais eficiente.

Saiba que a cada dia mais os tratamentos médicos ficam ligados ao grau de satisfação e de conforto dos pacientes. Receber o tratamento em casa é uma grande oportunidade de fazer parte da parte da família e do amor que emana de cada um dos membros, trazendo ao paciente uma vontade maior de superar todas as dificuldades, de buscar sua cura.

Estar em casa é como se sentir no paraíso, estando cercado pelas pessoas a quem amamos, certamente os resultados obtidos serão melhores do que o esperado. Aproveite o tratamento Home Care e dê um maior conforto ao paciente.

Fonte: Culturamix

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*