CÂNCER DE MAMA: COMPREENDENDO E PREVENINDO

0
1120

O Câncer de Mama atinge, em grande parte, as mulheres e pode vitimar, ainda que em menor escala os homens. Como é o tipo de doença que mais afeta a quem já passou dos 40 anos é importante que a conscientização desse mal seja realizada constantemente.

Com a difusão de diversas campanhas publicitárias, ficou mais fácil ter acesso à informação e participar de ações preventivas, palestras e outros eventos promovidos pelas principais entidades ligadas a saúde para esclarecer as dúvidas que muitas mulheres possuem e as vezes devido ao acanhamento deixam de perguntar.

É importante saber que além do autoexame que sempre deve ser feito após o período fértil, é possível se prevenir de outras formas.

Não adianta falar da doença depois que a mulher recebe o diagnóstico positivo. E foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo com as melhores dicas para que você, eu e todas nossas amigas e familiares possam seguir para não desenvolverem o Câncer de Mama que é muito perigoso. Me acompanhe.

O Câncer de Mama e as suas consequências

Este tipo de câncer é um tumor maligno que se desenvolve nas células mamárias provocando o seu crescimento desordenado. Mulheres que estão com 40 anos ou mais devem consultar sua ginecologista e fazer exames periódicos como uma das várias formas de prevenção (Não só do câncer de mama mas também, do colo do útero e até mesmo de uma endometriose.)

Quando o tumor é maligno ele pode causar dor e em alguns casos graves a paciente precisará remover o seio infectado.

Dicas para se prevenir

Ninguém consegue se imaginar com câncer, não é mesmo? Isso afeta profundamente a autoestima feminina e pode causar até depressão. E se você não quer correr o risco, siga as dicas abaixo para proteger o seu organismo contra essa doença.

Cuidado com o cigarro e o álcool

Essa recomendação é de praxe para qualquer situação e com o câncer não é diferente. Tanto um, quanto o outro potencializam o desenvolvimento de células cancerígenas. Evite ao máximo.

Coma alimentos saudáveis

Alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e sais minerais e pobres em gordura e açúcar farão com que o seu organismo garanta as substâncias necessárias para que os órgãos funcionem corretamente.

Cuidado com o excesso de peso

A obesidade sempre carrega consigo outros problemas para a saúde como a hipertensão arterial e a diabetes. Procure se manter dentro do peso ideal para não correr risco de desenvolver males ao seu organismo.

Atente-se a reposição hormonal

Se por um lado a reposição hormonal é importante para as mulheres que estão na menopausa, por outro pode potencializar o desenvolvimento do câncer. Em hipótese alguma se deve realizar este tipo de tratamento por conta própria, ou se já estiver fazendo não deverá exagerar. Procure o auxílio médico e siga as orientações do profissional de sua confiança.

Desenvolva a amamentação

Sabia que a amamentação é excelente para a prevenção do Câncer de Mama? É isso mesmo! Há vários estudos e hipóteses que tentam explicar os seus benefícios, entre eles destaca-se o aumento da funcionalidade da célula mamária durante a gestação e aleitamento, pois o tecido mamário sofre alterações celulares que auxiliam na prevenção a doença.

Banho de sol

E, por fim, uma das dicas mais simples e importantes para a saúde do seu organismo: tomar banho de sol por 10 minutos antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas para que seu corpo produza a vitamina D que reduz pela metade os riscos.

Por: Dra Denise Coelho – blogueira e médica ginecologista e obstetra. Apaixonada por internet e por sua profissão, criou o blog Portal Bebês para auxiliar mulheres, mamães ou não, a cuidarem melhor da saúde.

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*