Artigos e Estudos Científicos

Caracterização do desconforto físico relacionado à ergonomia em profissionais de enfermagem do centro cirúrgico

Autores: Claudia Freire Brito, Livia Mara Gomes Pinheiro

Resumo

Objetivos: Caracterizar os profissionais de enfermagem que atuam no centro cirúrgico, identificar as queixas relacionadas ao desconforto físico decorrentes de riscos ergonômicos existentes no centro cirúrgico, bem como a sua localização anatômica, caracterizar e correlacionar as queixas com o ambiente de trabalho, além de verificar o tratamento e detectar as possíveis intervenções realizadas para prevenção dos riscos ergonômicos. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório de natureza quanti-qualitativa. A amostra foi constituída por 22 profissionais de enfermagem que atuam em centro cirúrgico. Resultados e Discussão: A maior parte dos participantes (68,18%) respondeu que sente desconforto nos membros superiores, coluna ou nos membros inferiores, sendo que os locais mais citados como doloridos foram os ombros (18,91%), coluna (18,91%) e pernas (18,91%). Os sintomas como a dor (40,74%), dolorimento (22,22%) e cansaço (18,51%) foram as queixas mais registradas. Além disso, a maior parte dos participantes (86,36%) informou que a unidade em que atuam não promove alguma intervenção para prevenção ou tratamento dos riscos ergonômicos e mais da metade dos participantes (63,63%) informou que os problemas de desconforto que sentem estão relacionados ao trabalho no setor atual. Os profissionais sugeriram o melhor dimensionamento de pessoal e a fisioterapia preventiva como medidas importantes para prevenção de desconforto físico decorrente de problemas ergonômicos. Considerações finais: Vê-se necessidade da criação de um programa de prevenção de riscos ergonômicos no centro cirúrgico, como a estimulação da prática de atividade física, alongamentos, reeducação postural e outras atividades de fisioterapia preventiva.

Ergonomia, Desconforto, Enfermagem

Arquivo PDF
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas