NotíciasSaúde

Centro de Reabilitação em Cabo Frio terá setor de Fisioterapia Oncológica

O Centro de Reabilitação, que funciona no bairro São Cristóvão, em Cabo Frio passará a ter um setor de fisioterapia oncológica, a partir desta terça-feira, 19. A ideia é ampliar o atendimento de pacientes com câncer através do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós oferecemos esse serviço através da Associação Amigas da Mama e o nosso objetivo é desafogar o trabalho que essa entidade vem fazendo nessa área. Há uma necessidade de ampliar a demanda, por isso, estamos trazendo esses atendimentos também para o Centro de Reabilitação e até mesmo por uma questão de logística, pela facilidade de acesso”, explicou o coordenador de Fisioterapia de São Cristóvão, Marco Couto.

A fisioterapia oncológica oferece serviços através das técnicas de drenagem linfática, terapia física complexa, exercícios físicos e de alongamentos, terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, eletroterapia e técnicas para analgesia. Ela age na recuperação do paciente trazendo bem-estar e qualidade de vida através da prevenção dos distúrbios causados pelo tratamento e na ajuda a recuperar os órgãos e sistemas. As indicações são determinadas pelas disfunções causadas pela doença.

Essa reabilitação atua muito nos quadros de doenças mais comuns, como mastectomia (operação para remover um ou ambos os seios) e cirurgia de próstata. O tratamento de reabilitação começa logo após o câncer ser diagnosticado, o que significa atuar no pré-operatório, assim como durante o tratamento e no pós-operatório também.

Vale lembrar que esse procedimento de consulta será igual ao de fisioterapia convencional: para realizar o serviço é necessário ter um encaminhamento médico, especializado em oncologia através do SUS, contendo o diagnóstico.

Fonte: Clique Diário

Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas