CIFOSE (CORCUNDA) | DOENÇA DA COLUNA

O que é Cifose?

A cifose é a doença que afeta a coluna da pessoa e a deixa corcunda. Isso acontece quando o aumento da coluna vertebral acontece de forma errada, com isso ocorre a deformidade nas costas do paciente.

Visivelmente, a doença se caracteriza pela queda dos ombros para frente, fazendo com que a pessoa ande com uma posição diferente das outras, que sempre estão retas e com postura.

São três tipos de curvas que formam a coluna vertebral: a lordose, a escoliose e a cifose, que fica localizada na parte torácica da coluna.

A doença também é conhecida como hipercifose, que por conta de um arqueamento nas costas deixa a pessoa corcunda. Isso acontece gradativamente e o paciente não sente dores no período em que a doença se desenvolve.

A cifose acontece em muitos casos durante a adolescência, pois geralmente jovens sempre sentam em má postura, uma das principais causas da doença. Em pessoas idosas a doença também surge, em decorrência da osteoporose.

Alguns jovens que tenham a altura fora do normal estão mais propícios a desenvolver a doença. Se o problema for descoberto cedo, a postura pode ser retomada e voltar ao normal. Mas se não corrigir o problema, a postura se torna estrutura do corpo.

Como se adquire

A principal causa da doença é a má postura, tanto para sentar, andar e o condicionamento físico.

Pessoas que trabalham sentadas, por exemplo, passam boa parte do dia em um escritório, mediante ao computador, tem o mau hábito de não se sentar corretamente, com uma postura ereta.

O ideal é que a pessoa sente com os ombros retos, peito para frente, não estufado, mas que esteja rente ao queixo, pois muitas pessoas ao se sentar, abaixam a cabeça, fazendo com que o queixo fique próximo ao pescoço, e essa é a principal causa para que uma pessoa desenvolva a cifose, causando a corcundez.

A doença também pode acontecer em decorrência de outras doenças como espondilite e osteoporose.

Em jovens garotos, a doença de scheurmann também pode desencadear na cifose. Essa doença também tem como característica problemas na coluna.

Sintomas

A doença não apresenta sintomas progressivos nem dores. O paciente deve atentar-se a postura das costas. Os ombros caídos para frente é o principal sinal da doença, que neste caso já se desenvolveu.

Não existem sintomas que possam contribuir no diagnostico precoce da doença. O paciente sente mesmo a doença quando se dá conta da má postura e condição de corcunda que adquiriu.

Diagnóstico

A primeira forma de identificar a doença é na postura do paciente, que se mostra corcunda. Muitas vezes o paciente nem percebe e esse diagnóstico visível é notado por familiares e amigos.

Para confirmar o problema, o paciente deve procurar um ortopedista que deve solicitar que a pessoa se submeta a uma radiografia, que confirma o problema.

Como é feito o tratamento

A forma de tratamento da doença vai depender da causa do problema, mas geralmente os pacientes precisam realizar exercícios de fisioterapias, que visão retomar a postura correta do paciente.

Além de exercícios, a pessoa que sofre de cifose, em paralelo ao tratamento fisioterápico, pode trocar o colchão, e passar a usar colchões mais firmes, que possam ajudar na correção da coluna.

O uso de coletes ortopédicos completam o tratamento. Geralmente, o tratamento da cifose dispensa medicamentos, mas em caso de dores durante o processo, é possível que o médico indique o que o paciente deve tomar.

A automedicação não é recomendada, seja qual for o problema de saúde que o paciente sofrer.

Os profissionais que acompanham a evolução do tratamento são fisioterapeutas e ortopedistas, que avaliam o andamento do tratamento e podem auxiliam com novos exercícios e medidas para o sucesso na recuperação.

Se o problema for diagnosticado ainda jovem, as chances de retomar a postura são maiores, mas se a corcundez acompanhar o paciente por anos e a pessoa não realizar tratamento, a postura torna-se a condição do paciente, dificultando as chances da pessoa recuperar a postura normal e ereta.

Como prevenir

A melhor forma de prevenir a doença é a postura correta. Isso deve ser indicado as pessoas desde crianças, ao sentar-se na escola durante a aula e até a fase adulta.

Esse cuidado com a postura é melhor forma de evitar a doença. Realizar exercícios físicos que condicionem o corpo também são atividades recomendas por ortopedistas.

A natação é um dos esportes que mais movimenta o corpo e ajuda no condicionamento, pois quem pratica precisa se esticar desde os pés até as mãos.

No decorrer da vida, exames físicos também auxiliam a identificar o problema, que se identificado precocemente, ajudam no tratamento e recuperação mais rápida da coluna.

Quem sofre de corcundez, principalmente quando jovem, sofre muitas piadas e isso pode causar transtornos emocionais. Neste caso, é importante que o paciente procure ajuda psicológica.

Fonte: saudemedicina