COMO A FISIOTERAPIA PODE AUXILIAR NA LUTA CONTRA A OBESIDADE

0
1369

Quem convive com a obesidade sabe como é uma batalha diária. Além de precisar emagrecer por questões de saúde, existe também a parte de estar bem consigo mesmo.

A fisioterapia além de auxiliar nas questões ligadas a saúde e estética do corpo, evita o surgimento de algumas complicações causadas pela obesidade:

Dores no corpo

As pessoas obesas normalmente sofrem com problemas posturais apresentando dores na coluna, pernas e outras partes do corpo. Nestes casos, a fisioterapia atua para melhorar os padrões da postura diminuindo as dores e alterações musculoesqueléticas, causadas pela sobrecarga do excesso de peso.

Os exercícios de fisioterapia também contribuem com a prevenção e recuperação física do paciente, bem como atua diretamente no alívio e diminuição da dor muscular e tensão. Também por meio das atividades fisioterápicas melhora o sistema circulatório, evitando doenças cardíacas e até mesmo a trombose.

Exercícios adequados
É necessário que cada paciente tenha a sua própria linha de exercícios de acordo com a sua necessidade, por isso a importância da prescrição de atividades por parte do fisioterapeuta. Os mais indicados são exercícios terapêuticos para aumentar a resistência das estruturas dos ossos, aumentar a flexibilidade, articulações, ligamentos e locomoção.
A atividade fisioterápica também é composta por exercícios aeróbicos como a bicicleta ergométrica ou caminhada na esteira. O objetivo de tudo isso é melhorar a capacidade pulmonar, elevar a capacidade cardiovascular e assim garantir o bem-estar do paciente.

Cirurgia Bariátrica

Se você está acima do peso e vai fazer uma cirurgia bariátrica, com certeza a fisioterapia será sua aliada no pré-operatório, pois as atividades melhoram a função pulmonar e motora. Os exercícios respiratórios auxiliam o paciente a trabalhar a boa expansão pulmonar. O paciente ainda ganha uma ajuda no preparo físico para a cirurgia de redução de estômago. Já no pós-operatório, a fisioterapia ajuda o paciente nas suas atividades do dia-a-dia.

E então, você já pratica alguma atividade de acordo com as suas necessidades? É importante lembrar que os exercícios devem ser recomendados por um profissional da área, e a prática deve ser diária com pequenos intervalos. O que não vale é desanimar, bora correr atrás de uma boa saúde?

Fonte: Blog Droga Rede

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*