COMO PREVENIR A TROMBOSE VENOSA NAS VIAGENS DE AVIÃO?

0
1282

Trombose venosa profunda é a formação de coágulos de sangue dentro das veias das pernas. O sangue normalmente coagula para estancar sangramentos. Quando o coágulo se forma dentro da veia, ocorre um bloqueio da circulação e o sangue não consegue retornar para o coração. Isto causa inchaço e dor na perna. O problema pode se agravar quando o coágulo que está dentro da veia migra para o pulmão e bloqueia a circulação pulmonar. Isto prejudica a respiração, causa falta de ar grave e pode levar à morte. Os médicos chamam os casos em que o coágulo vai das pernas para o pulmão de embolia pulmonar.

Nas viagens de avião de longa duração há um risco maior de desenvolver trombose venosa. O principal motivo é a impossibilidade de andar ou movimentar as pernas. Isto, somado com a desidratação acaba fazendo com que o sangue coagule dentro da veia da perna. Pessoas que já têm a uma tendência familiar para ter trombose estão sob um risco ainda maior. A trombose venosa durante viagens de avião também é conhecida como síndrome do viajante ou síndrome da classe econômica.

Devemos nos preocupar nas viagens mais longas, com mais de seis horas de duração. Em vôos lotados com poltronas apertadas, o pouco espaço para movimentação aumenta o risco de trombose. Pessoas obesas têm mais dificuldade de se locomover dentro dos aviões. Gestantes e mulheres em uso de hormônios (anticoncepcional ou terapia de reposição) têm risco maior. O uso de medicamentos para dormir aumenta a imobilidade e também a chance de ter trombose venosa. Quem já teve, ou tem alguém na família que teve trombose venosa tem maior tendência a ter o problema.

As seguintes medidas podem ajudar a prevenir a trombose venosa profunda em viagens de avião:

  • Levantar-se e andar no corredor do avião a cada duas horas. Usar roupas largas e confortáveis.
  • Peça para se sentar na primeira fila ou na saída de emergência, onde há mais espaço para mover as pernas.
  • Exercite-se flexionando e estendendo os pés e dobrando os joelhos a cada hora.
  • Beba bastante líquido e evite o excesso de álcool.
  • Evite tomar medicamentos para dormir, que podem impedir que você se levante e ande durante a viagem.

Consulte o cirurgião vascular para saber se você deve usar meias de compressão ou medicamentos durante a viagem.

Por: Dr Marcelo Bellini Dalio ( Cirurgia Vascular e endovascular)
Fonte: Dr Marcelo  B  Dalio

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*