COMO TRATAR A TENDINITE PARA COMBATER A DOR

O tratamento para tendinite pode ser feito com descanso da articulação afetada, compressas de gelo na região afetada por, aproximadamente, 20 minutos, cerca de 3 a 4 vezes por dia e remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno ou Naproxeno, por exemplo.

Geralmente, a tendinite passa com estas medidas, porém, pode ser necessário o indivíduo fazer fisioterapia que utiliza recursos como ultrassom, exercícios ou massagem para tratar a inflamação do tendão. Já a cirurgia também pode ser usada, no entanto, só nos casos mais graves quando o tratamento não foi eficaz e quando há rompimento do tendão.

O indivíduo, ao apresentar sintomas de tendinite, como dor, principalmente ao movimentar a região afetada, diminuição da força ou dificuldade em realizar alguns movimentos, deve descansar a região afetada, parando ou diminuindo a intensidade da atividade até a inflamação passar. O que significa que pode ser preciso tirar férias do trabalho ou pedir um afastamento, para se tratar.

Remédios para Tendinite

O médico ortopedista poderá receitar o uso de medicamentos para tomar em forma de comprimidos ou para passar no local da dor, em forma de creme, pomada ou gel. Alguns exemplos são:

• Ibuprofeno
  • Naproxena
  • Paracetamol
  • Cataflan
  • Calminex
  • Diclofenaco dietilamônio
  • Pomada de sucupira
  • Gel massageador de pomada de sucuri

Os comprimidos anti-inflamatórios não devem ser usados por mais de 10 dias e sempre antes de tomar cada comprimido é importante tomar também um protetor gástrico como Ranitidina ou Omeprazol para proteger as paredes do estômago, evitando assim a gastrite causada pelos remédios. As pomadas, cremes ou géis podem ser aplicadas de 3 a 4 vezes ao dia no local exato da dor, com uma ligeira massagem, até que a pele absorva completamente o produto.

Fisioterapia para tendinite

O tratamento fisioterapêutico para tendinite pode ser feito através de recursos, como ultrassom ou bolsas de gelo, massagens e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para aliviar a dor e a inflamação do tendão afetado e para manter o movimento e a força dos músculos afetados.

O ultrassom pode ser realizado usando o gel próprio para esse equipamento ou com uma mistura deste gel com o gel anti-inflamatório como o Voltaren. No entanto, nem todas as pomadas podem ser usadas dessa forma, porque podem impedir a penetração das ondas do ultra-som não tendo qualquer efeito.

As sessões de fisioterapia podem ser realizadas diariamente, 5 vezes por semana, ou de acordo com a disponibilidade da pessoa. No entanto, quanto mais próxima for uma sessão da outra, melhores serão os resultados devido ao efeito acumulativo.

Imobilizar pode ajudar

Usar uma tala para imobilizar a articulação dolorida pode ajudar a diminuir os movimentos, contribuindo para aliviar a dor e a inflamação. No entanto, o uso da tala por tempo prolongado ou frequentemente pode fragilizar os músculos, o que contribui para piora da tendinite. Assim, só se deve imobilizar a articulação devido a tendinite após indicação do ortopedista ou do fisioterapeuta.

Tratamento caseiro

Um bom tratamento caseiro para a tendinite são as compressas de gelo, pois ajudam a aliviar a dor e a inflamação. Para fazer as compressas de gelo, basta envolver algumas pedrinhas de gelo numa toalha fina, ou fralda, fazendo uma trouxinha e deixá-la repousar em cima do local afetado por até 20 minutos seguidos.

Inicialmente, isto pode causar algum desconforto, mas este deve passar em aproximadamente 5 minutos. Este procedimento pode ser realizado cerca de 3 a 4 vezes ao dia na fase inicial do tratamento, nos primeiros dias, e 1 ou 2 vezes ao dia quando os sintomas diminuírem.

Cirurgia para tendinite

A cirurgia só é indicada quando a tendinite se agravou e há deposição de cristais de cálcio no tendão, sendo necessário fazer uma raspagem ou costurar o tendão, após o seu rompimento. A cirurgia é relativamente simples e o recuperação não é muito demorada.

A pessoa deve ficar cerca de 5 a 8 dias com uma tala após a cirurgia e após a liberação do médico, a pessoa pode voltar a fazer mais algumas sessões de fisioterapia para se recuperar completamente.

Como evitar que a tendinite volte

Para evitar o retorno da tendinite é importante descobrir qual foi a sua causa. As causas variam entre movimentos repetitivos durante o dia, como digitar no teclado do computador ou no celular várias vezes ao dia, e segurar uma sacola muito pesada durante mais de 20 minutos, por exemplo. Esse tipo de esforço excessivo de uma só vez ou as lesões constantes causadas pelos movimentos repetitivos, levam à inflamação do tendão e consequentemente, dor localizada perto da articulação.

Assim, para curar a tendinite e não permitir que ela volte a aparecer deve-se evitar estas situações, fazendo pausas no trabalho e evitando excesso de atividade física, por exemplo.

Para quem trabalha sentado, a boa postura no trabalho também é importante para evitar que as contraturas musculares e sobrecargas nas articulações.

Fonte: tuasaude