CONHEÇA 10 MOTIVOS PARA INVESTIR EM GAMETERAPIA

0
1179

A evolução da medicina e as descobertas da ciência sobre o corpo humano permitiram vários avanços no campo da fisioterapia. Essa área da saúde que é tão importante no estudo, prevenção e tratamento de distúrbios na funcionalidade e biomecânica dos órgãos e sistemas humanos, cada dia apresenta novas opções para melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Uma destas opções é a gameterapia. Como o próprio nome já diz, essa metodologia diz respeito ao uso de videogame nas sessões fisioterapêuticas, ortopédicas e neurológicas. Já ouviu falar deste tema? Preparamos uma lista de 10 motivos pelos quais é benéfico investir nessa modalidade de tratamento. Confira!

1- Incentiva a atividade cerebral

A interação com os jogos de videogame permite que o paciente também faça uma atividade cerebral, pois ele precisa conhecer os desafios propostos pelo jogo, tentar ganhar e traçar estratégias, o que resulta em melhoras no quadro clínico.

2- Facilita a adaptação de crianças ao tratamento médico

Fazer sessões de fisioterapia não é fácil, principalmente para crianças, que têm dificuldade em se adaptar a rotina médica. Com o uso do videogame essa atividade será também bem mais prazerosa.

3- Torna a sessão de fisioterapia mais dinâmica e menos monótona

A gameterapia é utilizada juntamente com outros tratamentos mais tradicionais, ou seja, em sessões com 40 minutos, ela é aplicada no começo, meio ou fim da sessão, o que deixa a prática mais agradável, leve e estimulante.

4- Reduz os custos gerais do tratamento

Com a utilização da gameterapia o custo hospitalar do paciente também é reduzido, como a melhora é mais rápida, o paciente fica menos tempo em internação.

5- Une entretenimento e cuidado com a saúde

A máxima “rir é o melhor remédio” também se encaixa no propósito da gameterapia. A diversão e o entretenimento são caminhos reconhecidos pela ciência nos tratamentos de saúde.

6- Traz bons resultados em pacientes com dano cerebral

A comunidade médica tem visto com otimismo os bons resultados do uso dos videogames no tratamento de pessoas que tiveram tumores cerebrais. A resposta nas sessões de fisioterapia são potencializadas significativamente.

7- Tira o foco da dor

O uso do videogame funciona como uma distração para o paciente, já que muitos movimentos da sessão de fisioterapia tradicional acabam sendo cansativos e causam certo desconforto durante a execução.

8- Melhora o equilíbrio

Jogos com sensores de movimento tem auxiliado pacientes neurológicos e ortopédicos na melhoria do equilíbrio e coordenação motora. A concentração nas etapas do jogo é um incentivo para aperfeiçoar a resposta ao tratamento.

9- Diminui a ocorrência de depressão nos pacientes

Não é fácil passar por um tratamento de fisioterapia, por isso é comum que a verificação de quadros depressivos nos pacientes. Mas a gameterapia também é importante para reverter essa situação, médicos já observaram que a técnica reduz a ocorrência de depressão durante o processo terapêutico.

10- Amplia as alternativas de recuperação do paciente

A inserção de mecanismos de entretenimento na medicina moderna é um caminho sem volta e cheio de propostas de crescimento. Muitos especialistas em jogos estão desenvolvendo videogames para uso exclusivo na gameterapia. Um mercado promissor, que só traz melhorias para profissionais, médicos e pacientes.

Fonte: Miotec

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*