CONHEÇA A FISIOTERAPIA COACHING E SUA APLICAÇÃO

0
1685

Cada vez mais as profissões se modernizam para oferecer um atendimento adequado. Não é diferente com a Fisioterapia, que desenvolve várias tendências nessa área que é fundamental na prevenção e tratamento de problemas na funcionalidade dos órgãos e sistemas humanos. Uma dessas inovações é a Fisioterapia Coaching.

Já conhecia essa área? Acompanhe então este post e saiba mais sobre como o ramo cresce a cada dia!

O que é a Fisioterapia Coaching?

Essa nova forma de atuação dentro do campo da Fisioterapia se baseia principalmente na promoção da autonomia do paciente. Isso é feito com o fortalecimento de conhecimentos a respeito da própria saúde, a contextualização sobre como seu modo de vida pode impactar o bem-estar e o incentivo ao autocuidado.

Quais são os desafios da Fisioterapia Coaching?

É importante lembrar que o coach, como é chamado o profissional que atua segundo essa metodologia, não deve determinar comportamentos a serem seguidos pelo coachee, nome dado ao paciente. É preciso provocar uma reflexão sobre como se pode prejudicar a saúde para, a partir daí, introduzir novas rotinas, otimizando a qualidade de vida.

Também é fundamental que o paciente consiga manter a longo prazo os seus novos hábitos saudáveis. Para tudo dar certo, o profissional da Fisioterapia Coaching precisa compreender o seu consultório como algo maior, uma vez que ali vão se traçar mudanças que ultrapassam uma meta de cura para uma lesão, por exemplo.

Serão definidas em conjunto com o cliente novos objetivos em torno da qualidade de vida. O que é um diferencial para o profissional que atua como coach.

Como atuar na área de Fisioterapia Coaching?

Para introduzir essa metodologia na sua atuação profissional, existem passos fundamentais a serem seguidos. Veja a seguir como é a aplicação do processo de coach à Fisioterapia.

Conheça seu cliente

O melhor formato para entender as demandas do coachee é por meio da entrevista motivacional.

 Provoque reflexão

Nessa etapa, é importante traçar um paralelo entre o conceito de bem-estar e a saúde do cliente.

 Defina os objetivos

Com base nas necessidades apresentadas pelo cliente e as que você identificou, estabeleça objetivos claros de melhoria da qualidade de vida do coachee.

 Elabore o planejamento das ações

Com um plano de ações, você pode orientar melhor seu cliente no alcance dos objetivos previamente definidos.

 Motive a mudança

Nessa fase, a ação consiste em acompanhar e motivar as mudanças no seu coachee.

A velocidade do mundo moderno deixa muitas pessoas sufocadas e até perdidas em torno das demandas profissionais e pessoais, e isso faz com que esqueçam de se cuidar e de ter tempo para si mesmas. A Fisioterapia Coaching pode ser uma aliada de quem busca esse espaço, já que o fisioterapeuta vai ser um catalisador do zelo com a saúde e do autocuidado.

Ou seja, essa metodologia é um grande diferencial para atuação no campo da Fisioterapia, pois atende as necessidades que surgem a partir do cotidiano do paciente. Com tais técnicas da Fisioterapia Coaching, você, fisioterapeuta, pode potencializar a sua carta de clientes e oferecer um tratamento mais completo e satisfatório.

Fonte: Miotec

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*