CONHEÇA O CONCEITO SOHIER

0
2134

O Concept Sohier é um método de tratamento manual que utiliza a Fisioterapia Articular Analítica para garantir a estabilidade de nosso sistema osteo articular. Um outro olhar sobre a “Maquina Humana” e entender melhor as patologias de origem mecânica.

Desde 1947 e junto com o Prof. Max Ruelle, descobriram que não existia só um tipo de coxarthrose, mas dois. A coxarthrose expulsiva e a coxarthrose penetrante.

O conceito foi desenvolvido na Bélgica por Raymond Sohier que, após anos de pesquisas, descobriu que o bom rendimento de uma articulação não é sinônimo de boa saúde tissular. Isso significa que o movimento, mesmo se fosse ré educacional, não oferece jamais a possibilidade de corrigir uma lesão articular. Na Fisioterapia Analítica, pela rearmonização articular, o fisioterapeuta vai poder modificar e influenciar de maneira favorável os equilíbrios biológicos dos tecidos articulares e peri articulares.

Por meio do Concept de R. Sohier é possível fazer uma análise coerente sobre as necessidades terapêuticas de cada paciente a partir de sua predominância funcional no dia a dia. A partir desta análise, é possível traçar as estratégias de tratamento.

Portanto, é profundamente eficaz para o tratamento das patologias como artrose, tendinite, peri artrite, epicondite, epifísite, coxarthrose, gonartrose, hérnia discal e hérnia de Schmörl, escoliose, hipercifose, hiperlordose, metatarsalgie, Fasciíte plantar, túnel do carpo, entorse sacro ilíaca, alterações da ATM.

O objetivo final do Concept Sohier é devolver para cada articulação o seu ritmo biomecânico fundamental, ou seja, o estado de harmonia articular quem irá preservar a integridade biológica de todos os tecidos:

Perguntas Frequentes

Desde quando o Sohier é usado no Brasil?
Os primeiros cursos de formação aconteceram no final da década de 90. De lá pra cá, mais de 500 profissionais se formaram e adotaram a técnica, disseminando o conceito no país e melhorando a qualidade de vida de seus pacientes.
O que diferencia o Conceito Sohier dos outros métodos?

O movimento, mesmo reeducacional, não oferece jamais a possibilidade de corrigir uma lesão articular. Por isso, a visão analítica é bem diferente dos outros métodos utilizados aqui no Brasil, que se baseiam nos movimentos de estirar, alongar e tonificar os músculos, sem pensar se a articulação pode fazer isso sem se destruir.

Desta forma, existe uma cronologia dentro do tratamento. Primeiro tratar a articulação e normalizar a interlinha articular para depois tratar o músculo.

Como o método é aplicado?

A primeira sessão consiste em constar a patologia do paciente (dores, tipo, topografia, etc.).

Depois, o terapeuta irá realizar os testes manuais de barreira motriz para determinar quais são as lesões das articulações com problema. Após, o terapeuta vai corrigir seletivamente cada lesão da articulação, manualmente. A correção será sempre suave e não dolorida.

Depois disso, novos testes são feitos para verificar a eficiência das correções.

Em quais casos o Conceito Sohier pode ser aplicado?

Todas as patologias do sistema ósteo-articular:

• As patologias inflamatórias dos tendões (periartrite escapulo-umeral,
tendinite de Aquiles, tennis elbow, etc.)

• As patologias traumáticas dos músculos (rupturas, distensões, etc.)

• As patologias degenerativas articulares (artrose, ciatalgia, neurite cervico
braquial, hérnia discal, hérnia de schmorl, etc.)

• As patologias da estática do esqueleto (hipercifose, hiperlordose,
escoliose, etc.)

Há alguma restrição quanto ao método?
O terapeuta precisa se adaptar ao tipo de patologia, mas não há nenhuma restrição para se aplicar o método. Ele é muito suave e, por isso, não precisa de força para conseguir tratar e melhorar rapidamente as patologias.
Qual é o tempo médio de tratamento com o Sohier?
Cada sessão dura aproximadamente 50 minutos, sempre individualmente. No início são duas sessões por semana durante 15 dias. Depois, uma sessão por semana, até o final do tratamento. O tempo total de tratamento depende de cada caso. Fatores como idade e tempo da lesão influenciam diretamente no tempo do tratamento.
O curso do Conceito Sohier é indicado para quais profissionais?
O curso é destinado a fisioterapeutas.Os terapeutas da saúde podem
seguir a parte teórica.
Qual é o tempo de duração do curso?
O curso de formação é composto por 3 módulos, 12 dias de curso de 7h, divididos em 2 ou 3 módulos. totalizando 84 horas.
Fonte:Fisioterapia Analítica

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*