CONHEÇA OS PRINCIPAIS ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO

0
853

O cálcio é um dos principais alimentos existentes no corpo humano. Ele possui diversas funcionalidades importantes, e como exemplo, o cálcio possui uma fundamental participação nas funções neuromusculares. Mas, a crucial função do cálcio, é garantir uma boa manutenção e restauração da massa óssea.

Estima-se que a principal causa do surgimento de doenças ósseas como a osteoporose, esteja associada à ausência de cálcio em quantidades suficientes no organismo. Portanto, para quem almeja cuidar bem da saúde dos ossos, é importante consumir regularmente uma boa dosagem de cálcio.

Mas não basta apenas consumir o cálcio, é necessário calcificá-lo. O processo de calcificação, consiste basicamente, na fixação efetiva deste mineral nos ossos. Ou seja, ao ingerir o cálcio através dos alimentos, não necessariamente ele vai diretamente para os ossos. Uma boa parte deste cálcio, pode muito bem, ficar perambulando pelo corpo.

Inclusive em alguns casos, a não fixação do cálcio pode acarretar no desencadeamento de doenças cardíacas, visto que este mesmo cálcio pode se alocar nas artérias, ocasionando um entupimento. Dado isso, é sempre importante não exagerar na hora de se consumir cálcio, o ideal é saber dosar.

Além disso, para que haja uma calcificação correta, é crucial consumir diariamente, uma significativa quantidade de vitamina D. Este nutriente age beneficamente, alocando o cálcio aos ossos. As principais fontes de vitamina D é o sol, e também o ovo.

A seguir, estaremos listando quais são os principais alimentos contendo cálcio em sua composição. Apesar de não ser recomendável o consumo exagerado de tal mineral, ainda assim, a sua real importância é algo indiscutível; o ideal é saber consumir o cálcio com responsabilidade, pois o exagero não é algo saudável.

Alimentos ricos em cálcio

Leite: o leite é a principal fonte de cálcio, contendo até 320 mg do nutriente, em aproximadamente 100 g do alimento.

Queijo: o queijo possui aproximadamente, 150 mg de cálcio.

Requeijão: por ser um derivado do leite, o requeijão também possui uma significante quantia de cálcio. Para quem gosta deste produto, esta é uma boa notícia.

Iogurte e bebidas lácteas: os iogurtes em média possui 300 mg do mineral, e também as bebidas lácteas contém tal nutriente.

Alimentos que não contêm leite

Algumas pessoas não podem consumir o leite, isso porque elas sofrem da temida intolerância à lactose. Já outras pessoas, optam por não consumir o leite, simplesmente por não terem nenhum tipo de afinidade com o alimento. Para essas pessoas, a boa notícia é que existem alguns alimentos não derivados do leite, que são ricos em cálcio.

tofu

Inclusive, se pararmos para pensar sobre como a vaca obtém o cálcio, chegamos à conclusão que, o nutriente é obtido através do capim que ela ingere. Em suma, vegetais e hortaliças são ótimas fontes de cálcio, assim como o leite e seus respectivos derivados. Veja logo a seguir, quais são esses alimentos:

  1. Tofu
  2. Couve
  3. Alface
  4. Sardinha
  5. Espinafre
  6. Brócolis
  7. Quiabo
  8. Castanha-do-pará

Caso você seja adepto de alguma dieta regrada, procure conversar com o seu médico sobre uma possível inserção desses alimentos no seu cardápio. Além disso, é interessante tomar pelo menos 20 minutos de sol todos os dias, pois dessa forma, além do cálcio que é necessário, você ainda estará obtendo a tão crucial vitamina D, que participa ativamente no processo de calcificação.

Por:Vagner Carvalho

Fonte: I love Saúde

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*