CONHEÇA TÉCNICAS QUE AUXILIAM NA RECUPERAÇÃO DE LESÕES MUSCULARES!

0
2479

As lesões musculares são muito comuns nos esportes e para tratá-las é necessário consultar um fisioterapeuta que indicará o tratamento adequado. Porém, existem técnicas que auxiliam na prevenção e na recuperação de lesões musculares e que contribuem também para o melhor desempenho do atleta.

Neste artigo, vamos mostrar algumas técnicas que podem ajudar no restabelecimento da estrutura muscular. Confira agora!

Crioterapia

É uma técnica que ajuda na recuperação de lesões musculares, na regeneração das células e na eliminação do líquido que fica dentro da célula que se danificou ao realizar a atividade física — após exercícios intensos, as membranas que revestem as células se danificam e fazem com que o líquido se encontre com o músculo, provocando inchaços.

O método baseia-se em imergir uma parte do corpo em um tanque com bastante gelo, logo após o exercício, permanecendo ali por 10 a 20 minutos. Após 10 minutos de imersão, os vasos sanguíneos começam a se contrair, fazendo com que a circulação aumente e a musculatura relaxe.

Consumo de carboidratos após as atividades físicas

O carboidrato é responsável por fornecer energia ao músculo. Durante as atividades físicas essa substância diminui e precisa ser reposta imediatamente. O ideal é consumir um suco de fruta, em no máximo 30 minutos após os exercícios.

Descanso dos músculos

Fazer longos períodos de atividades físicas todos os dias não é adequado, pois o músculo precisa de, no mínimo, 24 horas para se recuperar. Se não houver essa pausa no seu treinamento, você poderá sofrer sérios problemas musculares. Por esse motivo, é importante fazer exercícios de forma consciente e responsável.

Bota pneumática

Esse equipamento é uma bota que envolve a perna, deixando-as elevadas. Quando a bota enche de ar, ela começa a fazer uma compressão, começando nos pés e indo até a coxa. A bota ajuda o sistema venoso e muscular a drenar resíduos de metabólitos tóxicos que permanecem no nosso corpo após atividades físicas.

Massagem esportiva

Além de ajudar o músculo a relaxar, a massagem esportiva também ativa a circulação sanguínea, contribuindo para a diminuição de fadigas musculares e para a recuperação dos danos que os exercícios provocam nos músculos. Auxilia também na liberação dos pontos de tensão, originados por espasmos musculares em decorrência do cansaço.

Exercícios leves após os intensos

Depois da prática de algum exercício mais intenso é recomendada uma atividade mais moderada, pode ser uma leve caminhada ou até mesmo uma hidromassagem.

Outra técnica existente é o trote, que consiste em realizar uma leve corrida de 10 a 15 minutos após um treino intenso. Isso fará com que a sua musculatura se regenere e proporcione a você mais disposição para treinar.

Biofeedback eletromiográfico

O biofeedback eletromiográfico é parte integrante de técnicas utilizadas pela fisioterapia e ajuda na recuperação das funções musculares esquecidas ou perdidas após uma lesão, no relaxamento e diminuição da hiperatividade muscular, na ativação de unidades motoras e na reabilitação do controle voluntário dos músculos estriados superficiais.

Isso ocorre por meio da utilização de estímulos intrínsecos (visuais, cinestésicos, cutâneos, auditivos e vestibulares) e extrínsecos (elétrico, verbal e mecânico).

O número de fisioterapeutas tem crescido muito no mercado e para garantir o seu lugar nesse meio tão concorrido, você precisa se aprimorar para oferecer melhores resultados para seus pacientes. Portanto, conhecer novas técnicas que auxiliam na recuperação de lesões musculares pode ajudar você a ganhar destaque nesse ramo.

Fonte: Miotec

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*