CONHEÇA TODAS AS DIFERENÇAS ENTRE PILATES E YOGA!

0
3006

Na maioria das vezes ao procurar por uma atividade física que beneficie o corpo e a mente você irá encontra indicações para dois métodos mais populares, o Pilates e Yoga.

E até para quem não conhece nenhum dos dois métodos pode achar que são a mesma coisa…. Quem nunca ouviu: “Ah, Pilates e Yoga são a mesma coisa, não? ”

Porém, apesar de terem diversos fatores em comum, o Pilates e Yoga são bem mais diferentes do que se imagina. Mas então porque há tanta essa confusão?

Podemos confundir pelo falo que as duas práticas trabalham elementos parecidos como concentração, consciência corporal, autocontrole e respiração por meio de exercícios…, porém, como já dissemos, há muitas diferenças.

É isso que vamos trazer ao longo desse texto, uma explicação completa de cada método e seus benefícios. Além de explicar quais são todas as diferenças e qual é a opção correta para você que está em dúvida de qual praticar.

Nesse post você vai ver:

  • O que é Pilates, afinal?
  • Quais os principais benefícios do Pilates
  • E que é Yoga?
  • Quais os principais benefícios do Yoga
  • As maiores diferenças entre Pilates e Yoga

Te garanto que esse texto irá tirar todas suas dúvidas…. Vamos lá?

O que é Pilates?

YOGA-OU-PILATES-5

Para começar, vamos explicar o que é o Pilates, como ele funciona e quais os benefícios que ele traz para o corpo.

O Método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, por volta de 1920, e se baseia em um conjunto de exercícios que tem como objetivo o controle e conexão entre corpo e mente, tratando diversas dores no corpo, doenças e maus hábitos posturais.

Esses exercícios podem ser realizados de diversas maneiras, seja no solo ou com equipamentos, e sua principal finalidade é aumentar a qualidade de vida de quem pratica.

Além disso você pode fortalecer seus músculos, ter mais mobilidade nas articulações, melhorar a postura, deixar seu corpo como um todo mais saudável e aumentar consciência corporal. Ou seja, adquirir consciência de seu próprio corpo, reconhecendo seus movimentos corporais, internos e externos.

Sendo assim, o Método Pilates atua como um condicionamento físico e mental e por isso é utilizado como uma alternativa de atividade física para aqueles que não são fãs de academia.

E mais, o Método Pilates é um campo que está crescendo muito no país e no mundo. Só no Brasil, temos atualmente mais ou menos 35 mil Studios de Pilates.

Veio para o país no começo da década de 2000, e ainda soa como novidade para muita gente, mesmo já tendo milhares de praticantes.

Benefícios do Pilates

YOGA-OU-PILATES-6

Falamos que o Método Pilates é bem completo, certo? Agora vamos ver alguns dos principais benefícios que ele pode trazer para você que pratica.

Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental para que o pratica. São exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

Importante ressaltar que o método trabalha com 6 princípios básicos, que nos levam até os benefícios, são eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle, fluidez.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, mas vamos aos principais: Aumenta a sua resistência física e mental, a sua flexibilidade, corrige sua postura, aumenta a concentração em atividades extra do dia a dia.

Também melhora a coordenação, alivio de dores musculares, melhora a respiração e também contribui para problemas respiratórios. Além de tudo isso promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima e ajuda a eliminar toxinas do corpo, facilitando a drenagem linfática.

Os benefícios são realmente muitos, o que é de se levar em conta quando pensamos se esse é um método que podemos praticar.

Mas antes de escolher qual Método é melhor para você e vai atingir os objetivos que você busca, vamos ver mais sobre a Yoga.

O que é Yoga?

YOGA-OU-PILATES-2

O termo Yoga significa união, a união do nosso corpo com os diferentes aspectos da nossa vida em equilíbrio com a nossa mente. Tem o objetivo de trazer harmonia nos pensamentos palavras e ação.

Vem de uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos e está relacionada ao budismo ou hinduísmo.

O Yoga é tratado como um conceito, filosofia que trabalha o corpo e a mente. Trabalha também as emoções, e ajuda ao praticante agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, levando a um profundo relaxamento, tranquilidade mental o que consequentemente aumenta a concentração e a força e flexibilidade.

Existem diversos vertentes do Yoga, entre elas: a Raja-Yoga (caminho para amor e devoção), Jnana-Yoga (caminho da força e intelecto), Carma-Yoga (A Yoga da ação e do serviço), Bacti-Yoga e Hata-Yoga (pratica de movimentos), que possuem enfoques diferentes nas ações e atividades com seus praticantes.

A prática de Yoga procura priorizar o indivíduo, deixando com maior consciência em postura, alinhamento e padrões de movimento.

Para a prática, utiliza-se o próprio peso do corpo como resistência, focando o movimento principalmente no fluxo de energia entre um movimento e outro.

Como dito, o Yoga busca principalmente o bem-estar e equilíbrio do praticante, a redução do estresse além de caminho para o autoconhecimento, desenvolvendo sempre ao máximo o potencial humano. Mas quais os principais benefícios da prática?

Benefícios do Yoga

YOGA-OU-PILATES1

Assim como o Pilates, o Yoga tem diversos benefícios para o corpo além do condicionamento físico e estética.

Como dito o Yoga, é uma filosofia que tem o objetivo de melhorar todas as áreas do seu corpo, benefícios de natureza emocional e espiritual o que afeta diretamente no humor e bem-estar de quem o pratica.

Vamos citar alguns benefícios que o Yoga pode trazer diretamente para você, entre eles: Aumentar sua energia diária, fortalecimento do corpo como um todo, acalmar o sistema nervoso, aumentar sua flexibilidade e a sensação de felicidade.

Ajuda também na manutenção de uma boa saúde no geral, melhora de dor nas costas, condicionamento físico, auxílio no tratamento de problemas físicos que originaram de causas psíquicas.

Além disso diminui a ansiedade, traz a sensação de bem-estar, fortalece o sistema imunológico, equilibra a produção hormonal, melhora a disposição e qualidade de vida, traz um autoconhecimento e consequentemente ajuda na melhora de relacionamentos, consigo mesmo e com os outros.

Bom já deu para entender como cada método pode me ajudar, agora vamos entender: o que eles têm de diferente afinal?

Principais diferenças entre Pilates e Yoga 

YOGA-OU-PILATES-3

Durante a explicação pode ter ficado claro algumas das principais diferenças entre os métodos, mas aqui vamos explicar cada uma dela.

Primeiramente, a principal diferença das duas práticas é o fato da essência de cada um. Ou seja, O Yoga é mais como uma filosofia de vida, que aparece em diversas áreas para mudar seu estilo de vida interior e exterior.

Já o Pilates, apesar de ser um Método também pensado na mudança de estilo de vida, busca ajudar prioritariamente a sua saúde física, o fortalecimento e alongamento do corpo. E apesar da busca para união do corpo e mente ser importante, não é a prioridade que nem o Yoga.

Podemos dizer que o Método Pilates é uma terapia para o corpo e o Yoga terapia para mente e espírito.

Outra diferença presente é a prática dos métodos. O Pilates pode acompanhar aparelhos para a prática, apesar de ser também praticado no solo. Já o Yoga utiliza-se apenas o peso do próprio corpo como resistência.

A respiração é muito importante nos dois métodos, porém há particularidades em cada uma.  No Yoga a respiração deve ocorrer inteira ao nível do nariz, inspiração e expiração. Já no Pilates você inspira pelo nariz e expira pela boca.

O Pilates tem exercícios muito eficientes para beneficiar o treinamento de esportes específicos, ele ajuda a balancear a força do corpo promovendo mais equilíbrio. Os exercícios do método na maioria das vezes são lentos e com poucas repetições, uma vez que se prioriza a execução perfeita e sempre com grande ênfase na respiração.

Os movimentos são centrados na necessidade do aluno, ou seja, de acordo com a patologia de cada ele trabalha uma parte do corpo. Além disso são específicos do método e não são adaptados para uma aula de Yoga. Diferentemente o Yoga em seus movimentos trabalha o corpo todo.

Apesar disso, o criador do Método Pilates, Joseph, se baseou entre diversas influencia, dentre elas o Hatha Yoga. Sendo assim, isso explica o fato de ambos trabalharem a concentração, consciência corporal, autocontrole e respiração, porém por se inspirar em outros métodos a sequência e dinâmica dos exercícios são diferentes.

Agora você consegue saber qual método atende mais suas necessidades?

Vale lembrar que antes de mais nada, se você que está na dúvida de qual método escolher, é sempre buscar conselho profissional antes de tomar qualquer decisão.

Concluindo 

YOGA-OU-PILATES-7

Mesmo com essas diferenças, o importante é que ambos os métodos vão te oferecer um desenvolvimento muito bom em relação ao seu corpo, mente e espírito, levando o bem-estar e qualidade de vida.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*