Radiofrequência – mais uma arma na luta contra a flacidez de pele

flacidez

O nome radiofreqüência (RF) define por si só a natureza do processo: a corrente elétrica envolvida oscila na freqüência das ondas de rádio.

A corrente em RF pode irradiar energia para fora do condutor, através de ondas eletromagnéticas. Ao aplicarmos a RF na pele, as ondas eletromagnéticas provocam oscilação das moléculas de água, transformando a energia eletromagnética em energia térmica. Assim, ocorre o aquecimento de todos os tecidos que contêm moléculas de água.

O objetivo do procedimento é alcançar, de forma controlada, a temperatura de 38 a 40ºC na superfície da pele, enquanto a temperatura na profundidade alcança entre 50 a 60ºC. O aquecimento promove regeneração do colágeno, quebra de tecido adiposo e fibroso, aumento da circulação e drenagem de fluidos. Essas alterações são visíveis na pele como suavização de rugas e linhas finas e melhora da flacidez de face e corpo.

Existem diversos aparelhos de radiofrequência no mercado, entre os mais conhecidos citamos Thermage, Aluma, Accent e TriPollar. Focaremos nossa conversa no Apollo TriPollar®, aparelho aprovado pela ANVISA, com o qual o autor do artigo tem vasta experiência, porém sem qualquer relação profissional com o fabricante.

O sistema TriPollar combina facilidade de operação, segurança e versatilidade, proporcionando avançados tratamentos de corpo e face. São 3 aplicadores que permitem o tratamento das diferentes áreas do corpo. O aplicador grande hexa-polar é utilizado para o tratamento corporal. O aplicador médio é usado para áreas pequenas como face, pescoço e braços. O aplicador pequeno é usado para as aplicações periorais e perioculares.

A tecnologia Apollo TriPollar® focaliza a energia exatamente onde é necessário. A alta concentração da energia possibilita geração adequada de calor com o uso de baixas potências, no máximo 50 watts. O uso da energia focalizada e em baixa potência torna o tratamento seguro, sem perder a efetividade, e indolor, com apenas uma sensação de calor. O aquecimento é uniforme e homogêneo até 20mm de profundidade, atingindo até a hipoderme, camada de gordura sob a pele.

Um tratamento típico consiste em 4-6 sessões, com duração aproximada de 20 minutos. É recomendada a realização de sessões de manutenção uma vez a cada 4-8 semanas. A RF Apollo TriPollar® é segura para uso em qualquer tipo de pele e cor. O tratamento oferece resultados imediatos e tardios. Os efeitos imediatos estão relacionados às fibras de colágeno, que aquecidas se contraem, retraindo a pele e promovendo um “efeito lifting” temporário.

Os resultados de longo termo estão associados ao aquecimento cumulativo das repetidas sessões, aumentando o metabolismo celular dos fibroblastos e a remodelação do colágeno, o que gera a aparência de uma pele mais firme e retraída a longo prazo. Resultados fornecidos pelo fabricante estão disponíveis no site: www.tripollar.com.br/resultados.php

As principais indicações do tratamento seriam: remodelação do contorno corporal e facial, redução das rugas e linhas finas, melhora da aparência da celulite, suavização de flacidez de face e pescoço e retração da pele abdominal após lipoaspiração e gravidez.

As contra- indicações incluem portadores de marcapasso, gestantes e portadores de câncer. Além disso, não podem ser submetidos a RF pacientes que possuem no local a ser tratado: implantes ou próteses metálicos, prótese de silicone, rosácea ativa, DIU metálico (não há contra-indicação ao DIU MIRENA), abscesso dental e preenchimentos definitivos.

O Apollo TriPollar tem as vantagens de ser um tratamento não invasivo, simples, seguro, indolor e sem tempo de recuperação após o tratamento. Os resultados entretanto são variáveis de acordo com a capacidade da pele de cada indivíduo em produzir colágeno em resposta ao calor. Pacientes que experimentam retração imediata da pele logo após a primeira sessão, serão aqueles com os melhores resultados ao final do tratamento. Portanto, muitas vezes vale experimentar a primeira sessão antes de fechar o tratamento completo. Além disso, o tratamento possui suas indicações e contra-indicações, portanto vale a máxima.

Fonte: Busca Saúde

Leave a comment


Name*

Email(will not be published)*

Website

Your comment*

Submit Comment

© Copyright Dermato Funcional – Estética e Bem Estar - Powered by Dandelion Theme