DESCUBRA O SEGREDO PARA ENCONTRAR CONTEÚDO ( TCC) E CITAR NAS NORMAS ABNT

1
1424

Um dos maiores obstáculos na vida de alunos que estão fazendo TCC é o fato de não poder apresentar afirmações sem ter uma base científica de algum autor conhecido. Diante desses dados, cabem alguns questionamentos: Como citar? Qual tipo de citação ABNT deve ser utilizado?

Para responder a essas perguntas, é necessário obedecer a três regras muito simples:

  • Procurar uma fonte confiável;
  • Encontrar um trecho que corresponda ao tópico abordado;
  • Adaptar o pensamento de acordo com o tipo de citação ABNT.

Os alunos comumente recebem revisão do orientador com algum trecho do seu TCC avisando sobre uma afirmação sem base científica. Quando o orientador faz um comentário desses, ele quer dizer algo como: Se você afirma que a “Engenharia Social é a técnica que explora fraquezas” veja que é uma afirmação conceitual do que vem a ser Engenharia Social, nesse momento, tem-se a questão: De onde você tirou isso?

Se alguém te disse que quando uma pessoa está correndo e você está parado, então essa pessoa está frações de milésimos de segundos no futuro, quer dizer, o corredor está viajando no futuro em relação a você. O que você diria? Pois bem, agora se eu disser que essa é uma teoria de Einstein já aceita pela comunidade científica, o que diria, hem?

E se alguém te dissesse a milhares de anos atrás que a gravidade é a força que atraí todos os objetos para terra inclusive a lua, talvez você dissesse que esse alguém é maluco. Porém, se agora chegasse até você dizendo que essa é uma lei de Newton, o que você diria? Acredito que quando eu citei a fonte de minha declaração, trouxe mais credibilidade a minha afirmação. Esse é um ponto onde você precisa se policiar, uma vez que você faz uma afirmação no seu TCC, deverá mostrar sua fonte logo em seguida.

1. PROCURAR UMA FONTE CONFIÁVEL

Assim como o Jornal Nacional ou William Bonner te remete a confiança, livros seguem a mesma ideia. Pode-se afirmar que, em razão de passarem por uma serie de correções antes de chegar às prateleiras das bibliotecas e livrarias e serem escritos de forma bem embasada, os livros são a fonte mais confiável de informação do mundo. Por isso, é a primeira escolha quando se trata de fazer referências.

Meios de comunicação como jornais, revistas e a televisão podem trazer informações incompletas. Por isso, é importante investigar os fatos em busca da confirmação dos dados” (COVEY, 2008).

Algumas fontes de informação apresentam dados inconsistentes, sem fundamentação e sem o tempo mínimo de estudo para chegar a uma conclusão definitiva. Porém com os livros, a história é completamente diferente, eles devem passar por várias revisões.

Existem vários motivos pelo qual a maioria das pessoas preferem pesquisar em sites: falta de tempo para ir à biblioteca, pouco de dinheiro para comparar livros, falta de opções nos acervos das bibliotecas públicas e etc. Contudo, o site da Google oferece uma ferramenta onde estudantes podem pesquisar em livros digitalizados a qualquer momento e sem pagar nada, apenas digitando o assunto desejado ou o título do mesmo como mostra a imagem a seguir:

O assunto pesquisado acima foi “temas para tcc”; com essa busca, o Google que é considerado pelo RankBrasil o maior site de busca do mundo, trouxe vários livros referentes a esta palavra. Qualquer tipo de tema que o usuário deseje e sem nem um custo adicional. Alguns livros não estão disponíveis para visualização e outros permitem que o estudante visualize muitas paginas repleta de informações valiosas para seu TCC.

Conclui-se que, para a “Geração Y” é muito fácil encontrar qualquer tipo de livro para fazer uma citação ABNT. Uma vez que mesmo sem o livro em mãos, é possível analisa-lo pela internet de forma rápida e gratuita.

2. ENCONTRAR UM TRECHO QUE CORRESPONDA AO TÓPICO ABORDADO

Depois de encontrar um livro, a próxima regra consiste em procurar nele algum trecho ou pensamento que explique o que está sendo abordado no tópico. Como um advogado defendendo uma pessoa num tribunal.

Se o aluno tiver o livro em mãos, é só utilizar o sumário para encontrar a parte desejada. Porém, se o livro estiver na internet como no site da Google, é possível pesquisar utilizando palavras-chave dentro do próprio livro:

Essa técnica permite efetuar pesquisas rápidas através de palavras referentes com o tema proposto. No exemplo acima foi utilizada a palavra “revisar” no livro do autor Stamateas citado no artigo COMO FAZER UM TCC: 4 REGRAS QUE TODO ALUNO PRECISA SABER, por consequência ele a destacou todas as vezes que foi utilizada neste livro.

Vê-se, por isso, que para encontrar uma boa citação em livros não é preciso ler o texto todo. Existem ferramentas como o índice e a pesquisa por palavras-chave que direcionam o leitor para o caminho correto.

3. ADAPTAR O PENSAMENTO DE ACORDO COM O TIPO DE CITAÇÃO ABNT

Logo após ter escolhido o trecho, é importante saber adapta-lo de acordo com as normas ABNT. Existem três tipos de citações que podem ser escolhidas: citação direta, citação indireta e citação de citação.

Se ele for adaptado para citação direta deve ser apresentado do mesmo jeito que está escrito no livro, separado do parágrafo por um espaço. Ao final da transcrição faz-se a referência da citação colocando-se: o sobrenome do autor, o ano de publicação do livro e a página onde o conteúdo está. Pode-se ainda inseri-los no corpo do parágrafo que a antecede. Todavia se a citação for curta, ou seja, apresentar menos de três linhas, ela deve estar no corpo do texto entre aspa (pode haver mais regras de formatação de acordo com o Manual de Normas da faculdade em questão).

Dentre elas, existem três tipos:

[…] i) citação direta – transcrição de trecho de texto de um autor consultado, podendo ser fragmento curto ou longo, ii) indireta – transcrição livre do texto do autor consultado e iii) citação de citação – transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original (SANTOS, MOLINA e DIAS, 2007, p. 54).

Há também a possibilidade de coloca-lo como uma citação indireta, neste caso é preciso apenas do sobrenome do autor e o ano de publicação do livro. O aconselhável nessa prática é que depois de colocar a citação ABNT, seja feito um comentário logo a baixo.

Existem três tipos de citação na normas ABNT: citação direta, citação indireta e citação de citação. A primeira é utilizada quando se dispõe das palavras do próprio autor, a segunda quando os alunos escrevem com suas próprias palavras inspiradas em outros autores, enquanto que a terceira é quando um autor está citando o outro (SANTOS, MOLINA e DIAS, 2007).

Conforme verificado, um estudante pode optar por três tipos diferentes de citações. Citação direta se for escrever exatamente o que o escritor disse, indireta se for dizer o que entendeu sobre a leitura ou uma citação de citação, quando um autor está citando o outro.

Em uma citação de citação, deve-se utilizar a expressão latina apud que significa “citado por, conforme ou segundo”. Ela é colocada quando é preciso fazer referências a uma fonte secundária.

Quando for adaptado, ficará da seguinte forma:

‘A referencia bibliografica é um elemento obrigatório em textos. Dias (2014) apud Isaac Newton afirmam que a melhor estratégia é “subir nos ombros dos gigantes para ver mais longe”.

Em resumo, todos os fragmentos de fontes que não sejam de autoria do aluno devem ser colocados como citações. Ele por sua vez poderá adapta-los conforme sua vontade ou necessidade.

RECAPITULANDO

Nesse ritmo, é apenas uma questão de tempo, pouco tempo para que as pessoas possam procurar citações onde e quando quiserem. Uma vez que não é mais preciso sair de casa e nem gastar dinheiro para ter acesso a livros.Por serem revisados várias e várias vezes antes de serem impressos em massa, livros são fontes de informação mais confiáveis que jornais e revistas. No momento em que a citação de um livro é utilizada, é como se um advogado defendesse alguém diante de um tribunal.A citação ABNT apresenta três tipos de variações:

  • Citação direta: quando são utilizadas as palavras do próprio autor, se tiver menos de três linhas pode ser escrita no corpo do texto, porém se tiver mais deve apresentar formatação diferente;
  • Citação indireta: quando um aluno escreve com suas próprias palavras alguma passagem de um texto;
  • Citação de citação: quando um autor cita outro autor.

Não são muitas opções e caso você esteja com outras duvidas sobre citações não abordadas aqui, busque pela NBR 10520.

Por:Jader Bastista Favero

BIBLIOGRAFIA

COVEY, S. M. R. O poder da confiança: o elemento que faz toda a diferença. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DIAS, G. Aprenda a usar as Normas da ABNT em trabalhos acadêmicos. TecMundo. Disponivel em: <http://www.tecmundo.com.br/tutorial/59480-aprenda-usar-normas-abnt-trabalhos-academicos.htm>. Acesso em: 22 Setembro de 2015.

SANTOS, G. D. R. C. M.; MOLINA, N. L.; DIAS, V. F. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Curitiba: Ibpex, 2007.

STAMATEAS, B. Resultados extraordinários: técnicas e estratégias simples para tornar seus sonhos realidade. Cotia: Vergara & Riba, 2008.

Fonte: seuguiaperfeito

1 COMENTÁRIO

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*