NotíciasSaúde

Dia 05 de maio – dia mundial da HIGIENE DAS MÃOS

Dia 05 de maio é o dia mundial de HIGIENE DAS MÃOS para a prevenção de infecções associadas à assistência à saúde (IrAS) e sepse.

As IrAS são um evento adverso comum em serviços de saúde e constituem um fator de risco para o desenvolvimento de sepse e de resistência a antimicrobianos.

Nós Fisioterapeutas temos ciência da importância desses simples gesto durante nossas rotinas diárias.

Neste ano, a Organização Mundial de Saúde enfatiza a importância da higiene de mãos, associada às práticas de prevenção e controle de infecções, como medida eficaz para a redução da ocorrência de sepse em serviços de saúde.

A ANVISA/ Ministério da Saúde, em consonância com a OMS, alerta para a importância da participação de todos os envolvidos na prestação da assistência, na redução da sepse em serviços de saúde:

• Profissional de saúde: Adotando a ferramenta dos 5 momentos para higienizar suas mãos e prevenir a sepse em serviços de saúde. Veja aqui!
  • Diretores/Administradores/Gestores: Adotando a higiene das mãos como um indicador de qualidade em seu hospital estará prevenindo a sepse em serviços de saúde. Veja aqui!
  • Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH: Defendendo a adesão à prática dos 5 momentos de higiene das mãos em serviços de saúde, para a prevenção de IrAS e sepse. Veja aqui!

A OMS propôs um modelo de auto-avaliação para auxiliar os profissionais do controle de infecção na identificação dos pontos que precisam ser melhorados na adesão aos 5 momentos de higienização das mãos. Este material foi traduzido pela ANVISA e pode ser encontrado no endereço abaixo:

Segurança do Paciente: Relatório sobre Autoavaliação para Higiene das Mãos:

Como estamos em relação à HIGIENE DE MÃOS? Para aplicação do questionário em sua instituição clique aqui.

Veja outros materiais técnicos disponíveis:

Organização Mundial de Saúde
How to prevent sepsis The role you can play in health care and communitiesHow to prevent sepsis The role you can play in health care and communities
Hand Hygiene: It’s in your hands
The main ways to prevent infection
WHO Guidelines on Hand Hygiene in Health Care

ANVISA / Ministério da Saúde
5 de maio de 2018 – Dia Mundial de Higiene das Mãos! 5 de maio de 2018
Cartaz 1 Higienização das Mãos-Profissional de saúde
Cartaz 2 Higienização das Mãos – Gestores
Cartaz 3 Higienização das mãos- CCIH
Folheto: higiene de mãos
Protocolo para a prática de higiene de mãos em serviços de saúde:

Fonte: ANVISA e Prefeitura de São Paulo

Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas