DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM) E DOR OROFACIAL

Dores e sons nas articulações, dores na região temporal da cabeça, dificuldades e ou dores durante a mastigação são comuns, e tem tratamento.

O termo desordem temporomandibular (DTM) refere-se a um grupo de doenças que afetam a articulação temporomandibular (ATM), músculos da mastigação e as estruturas associadas. Estes transtornos compartilham os sintomas de dor orofacial, abertura de boca limitada e ruídos da articulação.

Epidemiologia

Sintomas da articulação temporomandibular são relativamente comuns, afetando até 25% da população, embora apenas cerca de 5% procurem ajuda médica para seus sintomas.

A disfunção temporomandibular pode ocorrer em qualquer idade, mas são mais comuns em mulheres e pessoas entre 20 e 50 anos de idade.

Sintomas temporomandibulares são comumente encontrados em músicos, especialmente os que tocam instrumentos de sopro e corda.

Há também um aumento dos sintomas em pacientes com esquizofrenia. Isto se deve a uma série de fatores incluindo a má saúde bucal e fatores psicológicos, bem como uso de medicação antipsicótica.

Etiologia da DTM

articulacao-temporo-mandibular-dtm

Acredita-se que a DTM tem uma etiologia multifatorial mas a patofisiologia não está bem compreendida.

As causas de dor orofacial podem ser classificadas em fatores que afetam a própria articulação e fatores que afetam as funções do músculos e das articulações.

A Academia Americana de Dor Orofacial também produziu uma classificação diagnóstica.

Fatores que afetam músculos e função articular – Dor e disfunção miofascial

anatomia-da-atm

Este tipo de problema da articulação temporomandibular é mais comum. Muitas vezes é difícil determinar uma única causa, mas fatores que contribuem podem ser:

Síndromes de dor crônica ou aumento da sensibilidade à dor.Fatores psicológicos: estes podem contribuir, como com outras síndromes de dor crônica.

Hiperatividade no músculo: bruxismo (ranger dos dentes e apertar a mandíbula); distonia orofacial.

Má oclusão dental: este era anteriormente considerado um fator importante. De fato, a disfunção da articulação temporomandibular foi muitas vezes considerada como um problema dentário. No entanto, a evidência não suporta isso e esta disfunção é agora vista como um problema multifatorial em vez de um dentário.

Fatores que afetam a articulação

dtm-e-dor-orofacial

Os problemas mais comuns são:

Desarranjo do disco Intra-articular (vários tipos)

• Osteoartrite
  • Artrite reumatóide.

Outros problemas que afetam o conjunto são:

• Outros tipos de artropatia – por exemplo, gota, pseudogota ou espondiloartropatia.Trauma.
  • Hipermobilidade da ATM ou hipomobilidade.
  • Infecção.
  • Transtornos congênitos – por exemplo, desordem do arco branquial.
  • Tumores (raro).

Sintomas da disfunção temporomandibular

Dor na área da articulação ou nas proximidades. A dor geralmente está localizada em frente da orelha e pode se espalhar para a bochecha, a própria orelha e têmpora
Movimentos da mandíbula podem estar reduzidos. Esta pode ser uma sensação de aperto geral ou uma sensação de mandíbula presa. Muito raramente, a mandíbula pode tornar-se “fechada”, causando dificuldade no abrir ou fechar da boca.
Cliques ou ruídos podem às vezes serem ouvidos vindo da articulação da mandíbula ao mastigar ou movimentar a boca. Estes ruídos podem ser normais, de modo que só são relevantes se houver outros sintomas na articulação, como dor ou movimento reduzido.

Os três sintomas cardinais da DTM são: dor facial, função mandibular restrita e ruídos nas articulações.

Dor

• Localizada em torno da articulação temporomandibular, mas pode se direcionar para a cabeça, pescoço e orelhas.
  • Dor situada imediatamente à frente do trago da orelha, que se projeta para a têmpora do ouvido, bochecha e ao longo da mandíbula, é um grande indicio de DTM

Movimentos restritos da mandíbula

• Pode afetar o movimento da mandíbula em qualquer direção.
  • Movimentos mandibulares aumentam a dor.
  • Os pacientes podem descrever uma sensação de aperto, o que provavelmente é um distúrbio muscular, ou uma sensação de prisão do maxilar, que normalmente está relacionada com desarranjo interno da articulação.

Barulho das articulações

• Os cliques e outros ruídos articulares são comuns; eles não são significativos a menos que haja outros sintomas.

Outros sintomas de dor orofacial

• Sintomas da orelha – otalgia, zumbido, tontura.
  • Dor de cabeça.
  • Dor no pescoço.
  • “Episódios de ‘bloqueio’ – incapacidade de abrir ou fechar a boca. A Incapacidade de abrir a boca é a mais comum.

Exame físico

inervacao-da-face-dor-orofacial

• Apalpar a articulação, colocando as pontas dos dedos na região pré-auricular apenas na frente do trago da orelha. O médico pede ao paciente para abrir a sua boca e a ponta do dedo vai cair na depressão deixada pelo processo do côndilo
  • Apalpar a cabeça, pescoço e músculos mastigatórios para as áreas sensíveis
  • Cliques nas articulações ou sons ao movimentar a mandíbula podem ser palpáveis, ou podem ser ouvidos com um estetoscópio na área pré-auricular.
  • Avaliar o movimento mandibular:◦ Meça a distância da abertura vertical indolor da boca utilizando a distância interincisal (A faixa normal é de 42-55 mm).◦ Examine os movimentos laterais e protrusão maxilar.
  • Avaliar outras estruturas orofaciais – glândulas salivares, cavidade oral, dentição, orelhas e nervos cranianos.

Diagnostico Diferencial de dor orofacial

pontos-gatilhos-miofascial-face

• Arterite de células gigantes.
  • Síndrome Dolorosa Miofascial
  • Dores cardíacas (angina e síndromes coronárias agudas) podem irradiar para o pescoço e mandíbula, mas geralmente são mais agudas.
  • Problemas dentários.
  • Neuralgia trigeminal.
  • Enxaqueca e outras causas de dor de cabeça.
  • Herpes zoster.
  • Outras doenças otorrinolaringológicas – por exemplo, distúrbios da glândula salivar e neoplasmas do ouvido, garganta e nariz.

A localização da dor ajuda no diagnóstico. A dor em DTM está centrada imediatamente em frente ao trago da orelha e projetada para o ouvido, têmpora, bochechas e ao longo da mandíbula.

Investigações

radiografia-da-articulacao-temporo-mandibular

Nenhum teste pode ser necessário em casos simples. Investigações possíveis são:

• Exames de sangue como PCR, VHS para avaliar inflamação
  • As radiografias simples: mostram patologias ósseas como a degeneração ou trauma.
  • TC ou ressonância magnética da articulação: A ressonância magnética mostra bem os tecidos moles e o disco intra-articular.
  • Ultra-som: esta é uma técnica de imagem alternativa útil para monitorar distúrbios da ATM.
  • Bloqueio diagnóstico do nervo.
  • Artroscopia.

Tratamento de dor orofacial

musculos-da-face

• Visão geral

• O atendimento inicial é geralmente com o tratamento conservador, que é eficaz na maioria dos casos.
  • Aspectos psicológicos da gestão da dor são importantes – como com outra dor crônica e transtorno de somatização.
  • A intervenção cirúrgica pode ser utilizado em casos determinados, onde existe uma patologia estrutural não respondendo ao tratamento conservador.
  • Com sintomas de bloqueio: bloqueio intermitente responde ao tratamento conservador na maioria dos casos. A “fechadura trancada” ou dificuldade de abrir a boca), provavelmente necessite de injeções intra- articulares de esteroides ou artroscopia.

Tratamentos não invasivos (conservadores)

Tratamento não medicamentoso

• Explicação e aconselhamento

◦ A maioria das DTMs são benignas e irão melhorar com o tratamento não-invasivo.

•  Descanso, reeducação do paciente e autocuidados:

◦ Limite movimentos da mandíbula excessivos ao comer alimentos macios. Evite bocejar muito, cantar e gomas de mascar

◦ Massageie músculos afetados e aplique calor (bolsa de água quente)

◦ Use técnicas de relaxamento; identifique e reduza as tensões da vida.

•  Placas oclusais:

◦ São também conhecidas como guardas de mordida e são dispositivos removíveis feitos por dentistas, para serem usados sobre os dentes, com o objetivo de que eles possam ajudar com má oclusão ou bruxismo. Alguns estudos têm demonstrado os benefícios destas placas, apesar de revisões sistemáticas não mostrarem evidências de benefícios.

Outros tratamentos

• Acupuntura pode ser útil no tratamento da DTM.
  • Fisioterapia.
  • Técnicas comportamentais – por exemplo, treinamento postural, biofeedback e retreinamento proprioceptivo.

Tratamentos medicamentosos

• Analgésicos não-esteróides, anti-inflamatórios não esteróides (AINE) e / ou relaxantes musculares.
  • Antidepressivos:

Antidepressivos tricíclicos – por exemplo, começando com uma dose baixa ou moderada para dormir por 2-4 semanas; se útil, continuar por 2-4 meses. Em seguida, diminuir para uma dose baixa para manutenção.Uma alternativa são os antidepressivo mais recentes, tais como a norepinefrina seletiva

Inibidores da recaptação da serotonina (ISRS) têm sido utilizados, mas alguns como a duloxetina (Fluoxetina e paroxetina) podem aumentar o bruxismo e não são recomendados.

• As benzodiazepinas têm sido usadas, mas existe um risco de dependência.
  • Um pequeno estudo de caso sugeriu que tiagabina pode ser útil para o bruxismo.

Tratamentos Invasivos

• Injeção intra-articular, usando esteroides ou ácido hialurônico. A eficácia do ácido hialurónico é incerta.
  • A cirurgia pode ser indicada para alguns pacientes, principalmente quando os tratamentos conservadores não são bem sucedidos.
 O procedimento geralmente é auxiliado por um tratamento não-invasivo antes e depois. As opções cirúrgicas incluem:
  • Artroscopia terapêutica.
  • Artrocentese.
  • Remoção de fragmentos ósseos soltos.
  • Remodelar o côndilo.
  • Procedimentos mais complexos, incluindo a substituição da articulação, dependendo da patologia
  • Injeções de toxina botulínica A (BTA)

◦ Uma revisão da literatura sobre o uso do BTA na dor facial crônica sugeriu que não era melhor do que outros tratamentos envolvidos.

Prognóstico da DTM

Como as DTMs têm muitas características em comum com outras síndromes de dor funcionais e complexas, o cuidado depende de fatores psicológicos, bem como os mecânicos.

O paciente pode responder bem a uma abordagem multidisciplinar para o tratamento.

Fonte:  Clínica Hong

1 COMENTÁRIO