Dicas de Saúde

Entorse de Tornozelo: o que é, Tratamento e Tempo de Recuperação

Lesão que ocorre quando o tornozelo vira, torce ou gira de uma forma estranha.

Um nome complicado para um problema, não tão complicado assim, pelo menos se você não for um esportista. Entorse de tornozelo é um nome elegante que apenas significa: torção de tornozelo.

 

Visão Geral da Entorse de Tornozelo

A articulação do tornozelo, que conecta o pé com a parte inferior da perna, é frequentemente lesionada. Um movimento de torção não natural pode acontecer quando o pé é plantado desajeitadamente, quando o solo é irregular, ou quando uma quantidade incomum de força é aplicada à articulação. Tais lesões nos ligamentos ou tendões do tornozelo acontecem durante eventos esportivos, enquanto correm ou andam, ou até mesmo fazem algo tão simples como sair da cama.

As lesões no tornozelo podem ser dolorosas e dificultar a realização de suas atividades diárias.

 

Entorse de Tornozelo

Os ligamentos, que fornecem a conexão entre os ossos do tornozelo, são lesados ​​quando uma força de estiramento mais que normalmente é aplicada a eles. Isso acontece mais comumente quando o pé é virado para dentro ou invertido. Esse tipo de lesão pode acontecer das seguintes maneiras:

 

  • Estranhamente plantando o pé ao correr, subindo ou descendo, ou durante tarefas simples, como sair da cama
  • Pisando em uma superfície que é irregular, como pisar em um buraco
  • Um jogador pisando em outro durante um evento esportivo (Um exemplo comum é um jogador de basquete que sobe para um rebote e desce em cima do pé de outro jogador. Isso pode fazer com que o pé do role para dentro).

Sintomas de Entorse de Tornozelo

Quando um tornozelo é lesionado por entorse, lesão no tendão ou fratura, ocorre inflamação. Os vasos sanguíneos ficam “vazados” e permitem que o fluido escorra para o tecido mole ao redor da articulação. Os glóbulos brancos responsáveis ​​pela inflamação migram para a área e o fluxo sanguíneo também aumenta. Alterações típicas que acontecem com inflamação, incluem o seguinte:

 

  • Inchaço por causa do aumento de fluido no tecido: Às vezes, o inchaço é tão grave que você pode deixar um recuo na área inchada, pressionando-o com o dedo.
  • Dor porque os nervos são mais sensíveis: a articulação dói e pode latejar. Muitas vezes, você pode piorar a dor pressionando a área dolorida, movendo o pé em determinadas direções (dependendo de qual ligamento está envolvido), ou andando ou em pé.
  • Vermelhidão e calor causado pelo aumento do fluxo sanguíneo para a área.

 

Quando Procurar Assistência Médica?

Normalmente, uma entorse de tornozelo em si não exige uma visita ao médico. O problema é como dizer uma entorse de uma lesão mais grave, como uma fratura. Se acontecer o seguinte, deve contatar o seu médico:

 

  • Sua dor é grave ou descontrolada, apesar de medicamentos de venda livre, elevação e gelo.
  • Você não pode andar ou não pode andar sem dor severa.
  • Seu tornozelo não melhora em 5-7 dias. A dor não precisa desaparecer, mas deve estar melhorando.
  • Uma consulta de acompanhamento 1-2 semanas após a lesão é aconselhável para ajudar com flexibilidade e exercícios de fortalecimento.
  • As indicações para ir ao departamento de emergência de um hospital são semelhantes àquelas para as quais ligar para o médico. As seguintes condições sugerem que você pode ter uma fratura ou pode precisar de uma tala para o controle da dor.
  • Dor severa ou descontrolada
  • Pé ou tornozelo é deformado ou extremamente inchado
  • Não pode andar sem dor
  • Dor intensa ao pressionar o maléolo medial ou lateral, as saliências ósseas de cada lado do tornozelo

 

Tratamento Caseiro para Entorse de Tornozelo

O cuidado em casa é direcionado para diminuir a dor e ajudar na cura. Como a maior parte da dor é causada pela inflamação, você deve tentar reduzir a inflamação e evitar que isso aconteça. Lembre-se de arroz:

 

  • Descanso impede novas lesões e evita estresse no tecido já inflamado.
  • Coloque a articulação do tornozelo em repouso usando uma cinta ou tala.
  • O gelo é provavelmente o melhor tratamento.
  • O gelo irá neutralizar o aumento do fluxo sanguíneo para a área lesada.
  • Isso reduzirá o inchaço, vermelhidão e calor.
  • Aplicado logo após a lesão, o gelo impedirá que grande parte da inflamação aconteça.
  • A compressão pode ajudar a reduzir o inchaço.

Envoltórios de compressão, como ataduras Ace, não fornecem muito suporte para impedir o movimento do tornozelo, e você não deve aplicá-los com firmeza. Aparelhos especializados, como o tornozelo, podem funcionar melhor do que uma atadura elástica para remover o inchaço.

A elevação (mantendo a área lesada a mais alta possível) ajudará o corpo a absorver o líquido que vazou no tecido.

O ideal é apoiar o tornozelo de modo que fique acima do nível do seu coração. Você pode fazer isso em uma cadeira reclinável.

Os analgésicos anti-inflamatórios reduzem a dor e combatem o inchaço. Vários estão disponíveis sem receita, como ibuprofeno (Motrin, Advil) e naproxeno (Aleve). Mas verifique com seu médico primeiro se você tiver algum problema médico ou tomar qualquer outro medicamento.

Tratamento Médico para Entorse de Tornozelo

O tratamento por um médico será muito semelhante ao descrito para o tratamento domiciliar, especialmente com o uso de gelo para diminuir a inflamação.

O médico pode optar por aplicar uma órtese ou molde para reduzir o movimento do tornozelo. Muletas são frequentemente fornecidas para que você não tenha que suportar peso no tornozelo lesionado.

Os medicamentos mais comuns usados ​​para entorse de tornozelo são analgésicos anti-inflamatórios que reduzem a dor e ajudam a controlar a inflamação. Se você não pode tolerar essas drogas, o paracetamol (Tylenol) é uma alternativa comum para o alívio da dor.

 

Como Fazer a Prevenção da Entorse de Tornozelo?

A prevenção de entorse de tornozelo pode ser tão simples quanto usar os sapatos certos ou tão complicada quanto o treinamento de equilíbrio para os atletas.

Mantenha seus tornozelos fortes e flexíveis. Consulte o seu médico ou fisioterapeuta para exercícios de fortalecimento.

Use os sapatos adequados para a atividade. Você deve sempre usar sapatos estáveis ​​que dão ao seu tornozelo o suporte adequado. Tênis de basquete de alta-top são uma boa escolha. (Saltos altos ou sapatos de plataforma não são a melhor escolha se você estiver tentando evitar uma entorse de tornozelo).

Se você está participando de um esporte, você pode querer considerar ter um tornozelo fraco gravado para oferecer apoio extra. Se você tiver torções repetidas, usar uma joelheira durante o jogo também pode ajudar.

Certifique-se de que o campo de jogo esteja livre de buracos ou obstáculos.

Remova todos os obstáculos ou perigos de tropeções da sua casa ou quintal.

 

Fonte: OPAS

 

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close