EQUOTERAPIA – MÉTODO TERAPÊUTICO DE REABILITAÇÃO MOTORA

0
1746

OBJETIVOS – BENEFÍCIOS


São diversos os objetivos e benefícios da equoterapia:

  • MELHORA DO EQUILÍBRIO

O movimento tridimensional estimula diretamente os sistemas vestibular, reticular e cerebelar do praticante levando consequentemente a melhora do equilíbrio.

melhora equilibrio


  • AJUSTE TÔNICO

Nessa etapa de tratamento cabe ao profissional de fisioterapia avaliar a condição muscular de cada praticante, para escolher o cavalo mais adequado. Ou seja, um praticante hipotônico necessita de um cavalo que apresente um número maior de passadas por minutos (antepistando), pois assim irá ativar os receptores proprioceptivos intrafusais que só respondem aos estímulos rápidos, como também os receptores articulares que respondem a pressão, gerando aumento de tônus muscular.

Já um praticante hipertônico, terá melhor resultado em um cavalo com frequência baixa (transpista), pois diminuirá os estímulos proprioceptivos, mantendo o movimento rítmico e cadenciado, estimulando o sistema vestibular de forma lenta, contribuindo para a diminuição do tônus muscular de todo o corpo.


  • CONSCIÊNCIA CORPORAL

O praticante quando sentado sobre o cavalo, recebe novas informações, diferentes das habituais da posição de pé, sobre os pés. Essas informações proprioceptivas novas, determinadas pelo passo do cavalo, permitem a criação de esquemas motores novos.


  • ORGANIZAÇÃO TEMPORAL / ORIENTAÇÃO ESPACIAL

Vivenciada pela estruturação de cada sessão com início, meio e fim, além disso, temos também a cadência do passo do cavalo (ritmo), associado as atividades de vida diária.

Ocorre melhora tanto na coordenação motora global, quanto na coordenação motora fina.


  • MELHORA NA POSTURA

  • ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE MUSCULAR

O alongamento e flexibilidade muscular ocorrem naturalmente, pois,  o simples fato de colocar os pés no estribo, estamos alongando diversos grupos musculares do praticante, sem o mesmo perceber, e o melhor, sem sentir dor.

Segurar as rédeas, também realizamos o alongamento de toda musculatura superior.


  • FUNÇÕES INTELECTIVAS (COGNIÇÃO)

Essas funções são trabalhadas a todo momento durante a sessão de equoterapia, pois o próprio movimento tridimensional já manda estímulos ao SNC.


  • MELHORIA DO APETITE, DIGESTÃO E DEGLUTIÇÃO

O movimento tridimensional influencia diretamente nos músculos da cavidade oral, músculos da laringe, respiração, favorecendo a adequação do tônus, postura, sensibilidade, propriocepção, que em conjunto com o trabalho do fonoaudiólogo na estimulação das funções neurovegetativas (sucção, mastigação, deglutição e respiração) proporcionam melhora em todas as funções vitais.


  • FALA E LINGUAGEM

Os músculos responsáveis pela produção de fala são influenciados pelo movimento tridimensional do cavalo. Ocorre um impacto nos músculos da cavidade oral, nas PPVV, nos músculos da laringe e nos músculos da respiração.
A equoterapia tem influência poderosa nos caminhos nervosos envolvidos na função linguística expressiva e receptiva, pois estimula uma grande saída de linguagem, como também melhora sua qualidade e contexto.
O cavalo é um ser vivo e comunicante


  • ALFABETIZAÇÃO

Outro objetivo alcançado tem sido a alfabetização, onde junto ao cavalo, natureza e as atividades lúdicas propostas, esse objetivo tem sido alcançado com grande sucesso.


  • ASPECTOS SOCIAIS

Na esfera social a equoterapia é capaz de diminuir a agressividade, tornar o praticante mais sociável, facilitando a construção de amizades.


  • ASPECTOS PSICOLÓGICOS:

A sensação de ser capaz, de poder realizar bem alguma coisa, traz esse sentimento de autoconfiança, autoestima.
Ter controle sobre um animal muito maior e mais forte do que o praticante faz com que a autoconfiança se processe, o que se torna algo grandioso para ele.
Participar de eventos e apresentações aumenta o desafio.

Fonte: equoterapiawalking

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*