EsportesNotícias

ESPECIALISTA EXPLICA IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DESPORTIVA NO MMA

O Especialista em Fisioterapia Desportiva, André Borges, é responsável pela implantação de um serviço pioneiro nos eventos de artes marciais mistas [MMA] e jiu-jitsu. O fisioterapeuta constatou a necessidade de implantar um setor de reabilitação ao acompanhar atletas tratados por ele e a experiência feita no Web Fight Combat e na Copa Carcelo de Jiu-jitsu comprovam a importância que promotores e competidores devem ter com a integridade física. Em entrevista ao blog Mano a Mano, falou sobre a necessidade da prevenção de lesões e explicou o projeto inovador nos esportes de combate.

Blog Mano a Mano: Você afirma que a realidade do MMA não é satisfatória quando o assunto é reabilitação e prevenção. O que te fez chegar a essa conclusão?
Já venho acompanhando eventos de MMA há alguns anos, principalmente quando algum atleta que foi tratado por mim foi lutar. Percebi que nos eventos muitos atletas se lesionavam lutando e não tem nenhum recurso eficiente para que eles possam ter um atendimento voltado para Reabilitação, o que minimiza dores e evita o agravamento de lesões.

Blog Mano a Mano: Explique o projeto “Suporte em Reabilitação Desportiva para eventos de MMA”.
O projeto foi criado com o objetivo de disponibilizar um setor de reabilitação destinado aos competidores em eventos de MMA e jiu-jitsu com toda estrutura material e de equipamentos para o atendimento aos atletas e equipe formada por fisioterapeutas atuantes em reabilitação esportiva para dar tal assistência em possíveis lesões ocorridas antes, durante e após as lutas. Esse atendimento dará confiança aos lutadores que passarão a contar com uma equipe altamente qualificada para atendê-los.

Blog Mano a Mano: Qual é a importância da fisioterapia no MMA?
Considerado um esporte de extremo contato físico, o MMA tem um alto índice de risco lesional. Com o aparecimento de lesões, a Fisioterapia Desportiva atuará imediatamente para que o atleta possa voltar aos treinos sem dores e limitações físicas.

Blog Mano a Mano: Além da eliminação de dores e de contenção do agravamento de lesões, em que outros aspectos a fisioterapia pode ser útil aos lutadores de MMA?
O foco principal, a Fisioterapia Preventiva, não visa somente o tratamento do atleta lesionado, mas também na adoção de medidas preventivas a fim de reduzir a ocorrência de lesões. O atleta precisa ter conhecimento de que que a Fisioterapia Preventiva é uma das prioridades em sua carreira e no rendimento das lutas, pois evita o surgimento de lesões. Sempre exemplifico o atleta de MMA com o jogador de futebol e falo qual a diferença entre eles quando ambos estão lesionados. O jogador vai para o departamento médico e para o banco de reservas, porém, continua recebendo seu salário mensal; já o atleta de MMA precisa parar os treinos e realizar seu tratamento, fato que pode tirá-lo de alguma luta já marcada, da qual perderá sua bolsa.

Blog Mano a Mano: Qual é o diferença de se ter uma equipe fisioterapeuta em um evento?
A preocupação com a integridade física do atleta, onde haverá setor de reabilitação desportiva para que na hora da luta o atleta tenha total dedicação. Os atletas competidores terão uma equipe disponível durante todo o evento, sendo realizados atendimentos antes,durante e principalmente após suas lutas.

Blog Mano a Mano: O projeto já foi apresentado aos eventos nacionais?
Sim, ao Web Fight Combat e Copa Carcelo JJ. Todos ficaram bastante satisfeitos com o serviço, mostraram total preocupação com os atletas competidores de seus eventos. O atleta percebe que o organizador também se preocupa com sua saúde, o que mostra um diferencial no evento. Os atletas também gostaram desta iniciativa, afinal eles são os maiores beneficiados.

Blog Mano a Mano: Quais as suas palavras finais aos lutadores profissionais e amadores e aos organizadores de eventos.
Tive reuniões recentemente com organizadores de outros eventos, onde eles mostraram-se tambêm interessados em adotar este serviço. O que precisa acabar é o atleta lutar, se lesionar, e sair com um saco de gelo na mão, não sendo avaliado, nem realizando nenhum tratamento imediato em reabilitação. Até mesmo para orientá-lo no no que diz respeito a sua lesão. Como já mencionei, os maiores beneficiados com este suporte são os atletas competidores, portanto, não deixem de exigir um serviço tão importante.

Fonte :Crefito 5

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close