Eventos

Não deixe de conferir a agenda de eventos na área de Fisioterapia que o Portal Fisioterapia.com selecionou para você.

Mar
30
qui
II CONGRESSO DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES E CUIDADOS PALIATIVOS @Centro Educacional e Administrativo- Prédio da Reitoria da Universidade Federal do Triangulo Mineiro
Mar 30 – Apr 1 dia inteiro
II CONGRESSO DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES E CUIDADOS PALIATIVOS @ Centro Educacional e Administrativo- Prédio da Reitoria da Universidade Federal do Triangulo Mineiro | Minas Gerais | Brasil

É com grande satisfação que convidamos a todos para participar do nosso II Congresso ATHosP, que acontecerá nos dias 30, 31 de março e 01 de abril de 2017, na cidade de Uberaba, Minas Gerais, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Com o tema “A integralidade do cuidado e os desafios da prática em contextos hospitalares e cuidados paliativos” pretendemos reunir profissionais, estudantes, pesquisadores e docentes interessados na área de Terapia Ocupacional em contextos hospitalares de cuidados paliativos.

Serão três dias intensos para trocar experiências, conhecer novas abordagens, refletir e aprimorar o conhecimento técnico-cientifico em busca de soluções e evidências para o desenvolvimento das melhores práticas profissionais. O Congresso terá 2 Eixos, que delinearão nossos trabalhos: Eixo I – Contextos Hospitalares e Eixo II – Cuidados Paliativos.

Esperamos nos encontrar aqui na cidade de Uberaba. Localizada no Triângulo Mineiro, Uberaba, que tem como sua principal característica a produção agropecuária e a valorização de práticas e vivências vinculadas à religiosidade e espiritualidade, representada pela preservação do patrimônio histórico cultural dos monumentos vinculador às igrejas católicas, e pelos respectivos rituais de celebração e cultura, e ainda pelo Espiritismo, na figura de Francisco Cândido Xavier.

Uberaba integra a Rede Nacional de Paleontologia, por meio  Sítio Paleontológico de Peirópolis, um localizado a 20 Km do município, no distrito de Peirópolis,   onde se encontra o Museu do Dinossauro e o Centro de Pesquisa, constituindo o Complexo Científico Cultural de Peirópolis, vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Aqui encontramos o que há de melhor e mais saboroso na arte da culinária mineira, especialmente doces e queijos artesanais.

Sejam bem-vindos

Abraços

Heloisa Cristina Figueiredo Frizzo

Apr
6
qui
XI SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA E VII SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA @marumbi
Apr 6 – Apr 8 dia inteiro
XI SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA E VII SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA @ marumbi | São Paulo | Brasil

SOBRE O EVENTO

Destinados aos profissionais e estudantes de fisioterapia, o XI Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva e o VII Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia reunirão especialistas para ministrar palestras e práticas sobre a importância da terapia intensiva, ventilação mecânica, mobilização precoce, segurança do paciente e o uso da tecnologia nos tratamentos de pacientes. A parte prática do evento ocorrerá em workshops realizados no Centro de Simulação Realística (CSR).

PÚBLICO-ALVO

Fisioterapeuta, graduandos e pós-graduandos em fisioterapia.

INSCRIÇÕES

Inscrições até 27 de março de 2017.

May
5
sex
5º CONGRESSO INTERNACIONAL INSPIRAR DE FISIOTERAPIA PÉLVICA – UROGINECOLOGIA FUNCIONAL @Hotel Lizon
May 5 – May 7 dia inteiro

banner-pages-portal-pelvica-1 (1)

Carta da Presidente Internacional do Congresso

Queridos colegas,

“A Gota de Ouro que precisamos cuidar”

Alguns ainda acham que a via excretora urinária serve simplesmente para conduzir a urina do rim a uretra, e reparar o erro de uma natureza imprevisível que colocou esses dois órgãos tão longe um do outro. Admite-se que o intestino seja longo, pois ele absorve, nutre e executa uma nobre função de eliminar os excrementos. Mas a via excretora urinária nada faria além de drenar a urina, sem nada mudar na sua composição. Mas esta sucessão de canais e reservatórios não desenvolveu ao acaso: ela funciona para nossa segurança e nosso conforto. Os 30 centímetros que separam o rim da bexiga permitem que os ureteres impulsionem ativamente a urina, protegendo os rins dos perigos exteriores, principalmente a hipertensão e a infecção. O surgimento da bexiga substituiu uma secreção lenta e contínua por uma evacuação massiva e breve, mais confortável. Algumas espécies aprenderam a controlar, reter e expulsar a urina inclusive sob comando, e não somente para aliviar uma necessidade momentânea. A bexiga adquiriu um papel social.

Sabe-se que o cão macho marca seu território molhando tudo o que é vertical, reconhecendo tão bem sua própria urina que não faz duas vezes no mesmo lugar, a não ser que um outro macho venha camuflar sua marca. O gato macho, pelo odor de sua urina, aproxima suas conquistas amorosas, assim como os rinocerontes anunciam seus ataques urinando, e certos macacos, pendurados nas árvores, agridem seus inimigos no chão dirigindo a eles um jato de urina. Para se defender, o Homem concebeu dois jogos menos inofensivos: em certas tribos nômades, existe o hábito de urinar ao redor de seus acampamentos, enquanto caçadores de lobos fazem um círculo de urina na zona de tiro para afastar os ataques do animal, e alguns jardineiros protegem as rosas da agressão dos gatos e cachorros também com urina. Concluímos assim que a função vésico-esfincteriana é então a função visceral mais inteligente e, por consequência, a psicologicamente mais vulnerável. O título deste Congresso foi minha inspiração para homenagear o maravilhoso texto do Dr. Buzelin “Uma via excretora urinária: para fazer o quê?”, um francês que, quando viveu, marcou nossa história e tratou a gota de urina como ela deve ser tratada, como se fosse ouro. Neste Congresso veremos a gota que vale ouro nos diversos ciclos da vida de um ser humano …proporcionando saber, sensibilidade e sobretudo qualidade de vida para aqueles que tratamos. Sejam bem-vindos ao Congresso mais famoso do Brasil quando se fala em tratamento multidisciplinar da incontinência Urinária e de todas as outras disfunções pélvicas.

Com carinho,

Drª Maura Seleme/ Presidente do Congresso

  • Doutora pela UFRJ
  • Coordenadora do Curso de Fisioterapia Pélvica – Faculdade Inspirar
  • Diploma de Fisioterapia – Brasil, França e Holanda
  • Fisioterapeuta Pélvica na Holanda com título de Especialização reconhecido
  • Diploma Universitário em Fisioterapia Uroginecológica – França
  • Embaixadora do IUGA no Brasil- Setor Fisioterapia
  • Presidente da ABFP
  • Presidente da abafi-BRASIL e da abafi-HOLLAND
May
11
qui
CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA EM COLUNA VERTEBRAL – CONIFIC @Fiesta Bahia Hotel
May 11 – May 13 dia inteiro
CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA EM COLUNA VERTEBRAL - CONIFIC @ Fiesta Bahia Hotel | Bahia | Brasil

Palavra do Presidente:

Caros  Fisioterapeutas e Acadêmicos,

É com imenso prazer e grande júbilo que anunciamos a realização do III CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA EM COLUNA, evento projetado dentro de uma lógica acadêmica extremamente moderna, com temática de vanguarda e contando com grandes nomes no mundo.

A escolha de Salvador-BA, para sediara segunda edição do evento não foi aleatória, mas contou com um minucioso estudo e compreensão das referências históricas, acadêmicas e profissionais que envolvem a Fisioterapia nessa região.

O seu  título fomenta a discussão da essência da funcionalidade como verdadeira característica da formação acadêmica e do exercício profissional na Fisioterapia, abrindo um espaço fabuloso para debates em todos os âmbitos, especialidades e ainda dentro do multiprofissionalismo.

Serão 03 dias de intensas atividades científicas, sociais e de grande integração entre os congressistas, tudo isso acontecerá num espaço privilegiado, no período de 11 à 13 de Maio de 2017. Para o sucesso total deste evento, gostaríamos de contar com a vossa participação em nossa programação.

Contamos com todos para tornar esse sonho realidade!

Um forte abraço

Dr. Diego Galace (SP)

Presidente do Congresso

May
19
sex
1ª JORNADA GAÚCHA DE COLUNA VERTEBRAL @Auditório Oscar Machado no Centro Univertaeio Metodista, IPA
May 19 – May 20 dia inteiro
1ª JORNADA GAÚCHA DE COLUNA VERTEBRAL @ Auditório Oscar Machado no Centro Univertaeio Metodista, IPA | Rio Grande do Sul | Brasil

Apresentação:

É com imensa alegria que anunciamos a realização da 1ª JORNADA GAÚCHA DE COLUNA VERTEBRAL, evento idealizado dentro de uma lógica acadêmica extremamente atual, baseada em evidências científicas e experiência clínica de palestrantes renomados em suas áreas de expertise.

O seu título promove a discussão em uma temática desafiadora na formação acadêmica e do exercício profissional do fisioterapeuta, abrindo um espaço precioso para debates sobre as mais atuais abordagens das disfunções da coluna vertebral.

O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de Maio de 2017, no auditório Oscar Machado, do Centro Universitário Metodista-IPA, em Porto Alegre/RS.

Contará com palestras, mesa redonda e workshops pré-jornada, além de proporcionar um ambiente de aproximação entre acadêmicos e profissionais com o objetivo comum de fortalecer e promover o conhecimento em favor da nossa profissão.

A Jornada Gaúcha de Coluna Vertebral está sendo realizada pelo Centro Universitário Metodista-IPA e pelo Instituto Golden, contando com o apoio do projeto de extensão Escola de Postura do IPA.

Para o sucesso do evento, contamos com a presença de todos, para tornar este momento histórico e tradicional em nosso estado!

Abraços,

Sep
11
seg
15º Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional @Hotel Plaza São Rafael
Sep 11 – Nov 15 dia inteiro