Eventos

Não deixe de conferir a agenda de eventos na área de Fisioterapia que o Portal Fisioterapia.com selecionou para você.

mar
30
qui
II CONGRESSO DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES E CUIDADOS PALIATIVOS @Centro Educacional e Administrativo- Prédio da Reitoria da Universidade Federal do Triangulo Mineiro
mar 30 – abr 1 dia inteiro
II CONGRESSO DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES E CUIDADOS PALIATIVOS @ Centro Educacional e Administrativo- Prédio da Reitoria da Universidade Federal do Triangulo Mineiro | Minas Gerais | Brasil

É com grande satisfação que convidamos a todos para participar do nosso II Congresso ATHosP, que acontecerá nos dias 30, 31 de março e 01 de abril de 2017, na cidade de Uberaba, Minas Gerais, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Com o tema “A integralidade do cuidado e os desafios da prática em contextos hospitalares e cuidados paliativos” pretendemos reunir profissionais, estudantes, pesquisadores e docentes interessados na área de Terapia Ocupacional em contextos hospitalares de cuidados paliativos.

Serão três dias intensos para trocar experiências, conhecer novas abordagens, refletir e aprimorar o conhecimento técnico-cientifico em busca de soluções e evidências para o desenvolvimento das melhores práticas profissionais. O Congresso terá 2 Eixos, que delinearão nossos trabalhos: Eixo I – Contextos Hospitalares e Eixo II – Cuidados Paliativos.

Esperamos nos encontrar aqui na cidade de Uberaba. Localizada no Triângulo Mineiro, Uberaba, que tem como sua principal característica a produção agropecuária e a valorização de práticas e vivências vinculadas à religiosidade e espiritualidade, representada pela preservação do patrimônio histórico cultural dos monumentos vinculador às igrejas católicas, e pelos respectivos rituais de celebração e cultura, e ainda pelo Espiritismo, na figura de Francisco Cândido Xavier.

Uberaba integra a Rede Nacional de Paleontologia, por meio  Sítio Paleontológico de Peirópolis, um localizado a 20 Km do município, no distrito de Peirópolis,   onde se encontra o Museu do Dinossauro e o Centro de Pesquisa, constituindo o Complexo Científico Cultural de Peirópolis, vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Aqui encontramos o que há de melhor e mais saboroso na arte da culinária mineira, especialmente doces e queijos artesanais.

Sejam bem-vindos

Abraços

Heloisa Cristina Figueiredo Frizzo

maio
5
sex
5º CONGRESSO INTERNACIONAL INSPIRAR DE FISIOTERAPIA PÉLVICA – UROGINECOLOGIA FUNCIONAL @Hotel Lizon
maio 5 – maio 7 dia inteiro

banner-pages-portal-pelvica-1 (1)

Carta da Presidente Internacional do Congresso

Queridos colegas,

“A Gota de Ouro que precisamos cuidar”

Alguns ainda acham que a via excretora urinária serve simplesmente para conduzir a urina do rim a uretra, e reparar o erro de uma natureza imprevisível que colocou esses dois órgãos tão longe um do outro. Admite-se que o intestino seja longo, pois ele absorve, nutre e executa uma nobre função de eliminar os excrementos. Mas a via excretora urinária nada faria além de drenar a urina, sem nada mudar na sua composição. Mas esta sucessão de canais e reservatórios não desenvolveu ao acaso: ela funciona para nossa segurança e nosso conforto. Os 30 centímetros que separam o rim da bexiga permitem que os ureteres impulsionem ativamente a urina, protegendo os rins dos perigos exteriores, principalmente a hipertensão e a infecção. O surgimento da bexiga substituiu uma secreção lenta e contínua por uma evacuação massiva e breve, mais confortável. Algumas espécies aprenderam a controlar, reter e expulsar a urina inclusive sob comando, e não somente para aliviar uma necessidade momentânea. A bexiga adquiriu um papel social.

Sabe-se que o cão macho marca seu território molhando tudo o que é vertical, reconhecendo tão bem sua própria urina que não faz duas vezes no mesmo lugar, a não ser que um outro macho venha camuflar sua marca. O gato macho, pelo odor de sua urina, aproxima suas conquistas amorosas, assim como os rinocerontes anunciam seus ataques urinando, e certos macacos, pendurados nas árvores, agridem seus inimigos no chão dirigindo a eles um jato de urina. Para se defender, o Homem concebeu dois jogos menos inofensivos: em certas tribos nômades, existe o hábito de urinar ao redor de seus acampamentos, enquanto caçadores de lobos fazem um círculo de urina na zona de tiro para afastar os ataques do animal, e alguns jardineiros protegem as rosas da agressão dos gatos e cachorros também com urina. Concluímos assim que a função vésico-esfincteriana é então a função visceral mais inteligente e, por consequência, a psicologicamente mais vulnerável. O título deste Congresso foi minha inspiração para homenagear o maravilhoso texto do Dr. Buzelin “Uma via excretora urinária: para fazer o quê?”, um francês que, quando viveu, marcou nossa história e tratou a gota de urina como ela deve ser tratada, como se fosse ouro. Neste Congresso veremos a gota que vale ouro nos diversos ciclos da vida de um ser humano …proporcionando saber, sensibilidade e sobretudo qualidade de vida para aqueles que tratamos. Sejam bem-vindos ao Congresso mais famoso do Brasil quando se fala em tratamento multidisciplinar da incontinência Urinária e de todas as outras disfunções pélvicas.

Com carinho,

Drª Maura Seleme/ Presidente do Congresso

  • Doutora pela UFRJ
  • Coordenadora do Curso de Fisioterapia Pélvica – Faculdade Inspirar
  • Diploma de Fisioterapia – Brasil, França e Holanda
  • Fisioterapeuta Pélvica na Holanda com título de Especialização reconhecido
  • Diploma Universitário em Fisioterapia Uroginecológica – França
  • Embaixadora do IUGA no Brasil- Setor Fisioterapia
  • Presidente da ABFP
  • Presidente da abafi-BRASIL e da abafi-HOLLAND
ago
9
qua
I CONGRESSO BRASILEIRO ON-LINE DE FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA
ago 9@15:00 – ago 15@20:00

cabecalho-cbofo-1

Embora a especialidade de fisioterapia em oncologia seja recente, boas evidências têm surgido para comprovar a efetividade das intervenções de fisioterapia nas principais disfunções físicas e respiratórias que podem surgir em consequência ao câncer ou seu tratamento. Todavia são poucos os cursos de pós-graduação ou graduação que possuem a disciplina relacionada à especialidade, embora seja alta a prevalência da doença e das disfunções, o que gera uma enorme lacuna entre as necessidades dos pacientes e profissionais com conhecimento especializado.

Portanto criar um congresso on-line gratuito parece ser uma excelente oportunidade para disseminar o conhecimento científico e prático tanto para quem já atua na área se atualizar, como para quem ainda não conhece este campo de atuação poder visualizar o  grande potencial desta especialidade.

                O lema escolhido “Reabilitar para a Vida”, busca uma vasta discussão sobre a utilização dos vários recursos fisioterápicos em prol de minimizar as perdas funcionais possíveis pelo câncer ou seu tratamento e assim resgatar as condições de saúde para uma qualidade de vida prévia a doença.

Inscreva-se gratuitamente no congresso e assista as palestras que acontecerão entre os dias 09 e 15 de agosto de 2017

set
11
seg
15º CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL @Hotel Plaza São Rafael,
set 11 – set 15 dia inteiro

Mensagem da Presidente

Queridos colegas

É com satisfação que convidamos a todos que venham prestigiar o XV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional que ocorrerá de 11 à 15 de setembro de 2017 em Porto Alegre, capital gaúcha. Desejamos que, por meio deste evento seja possível discutir, elucidar conhecimentos em Terapia Ocupacional, bem como, aprendizado e inovação profissional. Além disso será uma excelente oportunidade para reencontrar colegas e amigos assim como, apreciar e conhecer um pouco desta cidade cosmopolita e fervilhante, com várias opções de cultura, gastronomia sendo o churrasco o prato típico do gaúcho e mais o chimarrão.

Temos passeios, tanto pela cidade histórica como parques com shows gratuitos, museus e muitas outras atrações. A comissão organizadora do evento está empenhada e objetiva propor uma programação científica abrangente, por meio de palestras com profissionais internacionais de destaque na área, além dos palestrantes de todo o Brasil.

Ainda, serão oferecidos cursos específicos com o intuito de que todos os participantes se sintam acolhidos e contemplados. Solicitamos aos colegas que enviem sugestões de temas e propostas para que seja possível ampliar e integrar o maior evento Nacional da categoria. Acompanhem o site do Congresso e não percam os descontos nas inscrições antecipadas.

 

ATENÇÃO!!!!!

ESTAMOS INOVANDO:

Sua participação em eventos também conta para descontos. Aguardem novas informações!!!!!

Sejam todos bem-vindos ao Rio Grande do Sul

Vera Lucy Duarte Costa

Presidente

Close