Eventos

Não deixe de conferir a agenda de eventos na área de Fisioterapia que o Portal Fisioterapia.com selecionou para você.

Mar
30
qui
II CONGRESSO DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES E CUIDADOS PALIATIVOS @Centro Educacional e Administrativo- Prédio da Reitoria da Universidade Federal do Triangulo Mineiro
Mar 30 – Apr 1 dia inteiro
II CONGRESSO DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES E CUIDADOS PALIATIVOS @ Centro Educacional e Administrativo- Prédio da Reitoria da Universidade Federal do Triangulo Mineiro | Minas Gerais | Brasil

É com grande satisfação que convidamos a todos para participar do nosso II Congresso ATHosP, que acontecerá nos dias 30, 31 de março e 01 de abril de 2017, na cidade de Uberaba, Minas Gerais, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Com o tema “A integralidade do cuidado e os desafios da prática em contextos hospitalares e cuidados paliativos” pretendemos reunir profissionais, estudantes, pesquisadores e docentes interessados na área de Terapia Ocupacional em contextos hospitalares de cuidados paliativos.

Serão três dias intensos para trocar experiências, conhecer novas abordagens, refletir e aprimorar o conhecimento técnico-cientifico em busca de soluções e evidências para o desenvolvimento das melhores práticas profissionais. O Congresso terá 2 Eixos, que delinearão nossos trabalhos: Eixo I – Contextos Hospitalares e Eixo II – Cuidados Paliativos.

Esperamos nos encontrar aqui na cidade de Uberaba. Localizada no Triângulo Mineiro, Uberaba, que tem como sua principal característica a produção agropecuária e a valorização de práticas e vivências vinculadas à religiosidade e espiritualidade, representada pela preservação do patrimônio histórico cultural dos monumentos vinculador às igrejas católicas, e pelos respectivos rituais de celebração e cultura, e ainda pelo Espiritismo, na figura de Francisco Cândido Xavier.

Uberaba integra a Rede Nacional de Paleontologia, por meio  Sítio Paleontológico de Peirópolis, um localizado a 20 Km do município, no distrito de Peirópolis,   onde se encontra o Museu do Dinossauro e o Centro de Pesquisa, constituindo o Complexo Científico Cultural de Peirópolis, vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Aqui encontramos o que há de melhor e mais saboroso na arte da culinária mineira, especialmente doces e queijos artesanais.

Sejam bem-vindos

Abraços

Heloisa Cristina Figueiredo Frizzo

May
5
sex
5º CONGRESSO INTERNACIONAL INSPIRAR DE FISIOTERAPIA PÉLVICA – UROGINECOLOGIA FUNCIONAL @Hotel Lizon
May 5 – May 7 dia inteiro

banner-pages-portal-pelvica-1 (1)

Carta da Presidente Internacional do Congresso

Queridos colegas,

“A Gota de Ouro que precisamos cuidar”

Alguns ainda acham que a via excretora urinária serve simplesmente para conduzir a urina do rim a uretra, e reparar o erro de uma natureza imprevisível que colocou esses dois órgãos tão longe um do outro. Admite-se que o intestino seja longo, pois ele absorve, nutre e executa uma nobre função de eliminar os excrementos. Mas a via excretora urinária nada faria além de drenar a urina, sem nada mudar na sua composição. Mas esta sucessão de canais e reservatórios não desenvolveu ao acaso: ela funciona para nossa segurança e nosso conforto. Os 30 centímetros que separam o rim da bexiga permitem que os ureteres impulsionem ativamente a urina, protegendo os rins dos perigos exteriores, principalmente a hipertensão e a infecção. O surgimento da bexiga substituiu uma secreção lenta e contínua por uma evacuação massiva e breve, mais confortável. Algumas espécies aprenderam a controlar, reter e expulsar a urina inclusive sob comando, e não somente para aliviar uma necessidade momentânea. A bexiga adquiriu um papel social.

Sabe-se que o cão macho marca seu território molhando tudo o que é vertical, reconhecendo tão bem sua própria urina que não faz duas vezes no mesmo lugar, a não ser que um outro macho venha camuflar sua marca. O gato macho, pelo odor de sua urina, aproxima suas conquistas amorosas, assim como os rinocerontes anunciam seus ataques urinando, e certos macacos, pendurados nas árvores, agridem seus inimigos no chão dirigindo a eles um jato de urina. Para se defender, o Homem concebeu dois jogos menos inofensivos: em certas tribos nômades, existe o hábito de urinar ao redor de seus acampamentos, enquanto caçadores de lobos fazem um círculo de urina na zona de tiro para afastar os ataques do animal, e alguns jardineiros protegem as rosas da agressão dos gatos e cachorros também com urina. Concluímos assim que a função vésico-esfincteriana é então a função visceral mais inteligente e, por consequência, a psicologicamente mais vulnerável. O título deste Congresso foi minha inspiração para homenagear o maravilhoso texto do Dr. Buzelin “Uma via excretora urinária: para fazer o quê?”, um francês que, quando viveu, marcou nossa história e tratou a gota de urina como ela deve ser tratada, como se fosse ouro. Neste Congresso veremos a gota que vale ouro nos diversos ciclos da vida de um ser humano …proporcionando saber, sensibilidade e sobretudo qualidade de vida para aqueles que tratamos. Sejam bem-vindos ao Congresso mais famoso do Brasil quando se fala em tratamento multidisciplinar da incontinência Urinária e de todas as outras disfunções pélvicas.

Com carinho,

Drª Maura Seleme/ Presidente do Congresso

  • Doutora pela UFRJ
  • Coordenadora do Curso de Fisioterapia Pélvica – Faculdade Inspirar
  • Diploma de Fisioterapia – Brasil, França e Holanda
  • Fisioterapeuta Pélvica na Holanda com título de Especialização reconhecido
  • Diploma Universitário em Fisioterapia Uroginecológica – França
  • Embaixadora do IUGA no Brasil- Setor Fisioterapia
  • Presidente da ABFP
  • Presidente da abafi-BRASIL e da abafi-HOLLAND
May
11
qui
CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA EM COLUNA VERTEBRAL – CONIFIC @Fiesta Bahia Hotel
May 11 – May 13 dia inteiro
CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA EM COLUNA VERTEBRAL - CONIFIC @ Fiesta Bahia Hotel | Bahia | Brasil

Palavra do Presidente:

Caros  Fisioterapeutas e Acadêmicos,

É com imenso prazer e grande júbilo que anunciamos a realização do III CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA EM COLUNA, evento projetado dentro de uma lógica acadêmica extremamente moderna, com temática de vanguarda e contando com grandes nomes no mundo.

A escolha de Salvador-BA, para sediara segunda edição do evento não foi aleatória, mas contou com um minucioso estudo e compreensão das referências históricas, acadêmicas e profissionais que envolvem a Fisioterapia nessa região.

O seu  título fomenta a discussão da essência da funcionalidade como verdadeira característica da formação acadêmica e do exercício profissional na Fisioterapia, abrindo um espaço fabuloso para debates em todos os âmbitos, especialidades e ainda dentro do multiprofissionalismo.

Serão 03 dias de intensas atividades científicas, sociais e de grande integração entre os congressistas, tudo isso acontecerá num espaço privilegiado, no período de 11 à 13 de Maio de 2017. Para o sucesso total deste evento, gostaríamos de contar com a vossa participação em nossa programação.

Contamos com todos para tornar esse sonho realidade!

Um forte abraço

Dr. Diego Galace (SP)

Presidente do Congresso