EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO AJUDA NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO

0
1571

Pesquisa feita no Incor, em São Paulo, avaliou o quanto o reforço da musculatura respiratória ajuda a manter a pressão arterial em níveis normais

Descansar… A cuidadora Elisa Correa nem se lembra mais o que é isso. Está sempre ocupada. De dia, cuida da neta e da bicharada. São seus amores, mas dão trabalho. Acha tempo para uma caminhada, para queimar os quilos que estão sobrando. Vai a pé para o trabalho. Durante a noite é cuidadora de uma pessoa com necessidades especiais. Quando ela dorme? Um pouquinho, às vezes.

Há cerca de 15 anos essa batalhadora descobriu que estava com a pressão alta. Passou a tomar remédios, mas o que de fato mudou a qualidade de vida dela foi uma espécie de musculação respiratória.

Elisa participou de uma pesquisa feita no Incor, em São Paulo. A proposta era avaliar quanto o reforço da musculatura respiratória ajuda no controle da hipertensão. O segredo é um aparelhinho.

O aparelhinho que parece inofensivo pode ter a carga aumentada, tornando cada vez mais difícil a inspiração. Os exercícios podem ser feitos em casa, o que torna tudo mais fácil e mais barato. Mas o benefício para a saúde não tem preço.

Já a fisioterapeuta Janaína Ferreira, do Incor, no final de um dia de trabalho, gostaria muito de esquecer tudo o que fez e ir para casa só relaxar. Mas ela não consegue fazer isso, porque quando chega em casa a família também é de hipertensos.

Sábado. Dia de reunir a família para o almoço. O apartamento está cheio. Mas pelo menos para cuidar da dieta, Janaína tem ajuda.

Logo cedo, o sogro e a sogra da Janaína  já estavam na feira fazendo compras. Tudo escolhido com paciência e cuidado pela Dona Zaira e Seu Yu. Na cozinha, Dona Zaira sabe de cor o que tem que fazer. É filha de pai hipertenso. Herdou dele a doença. O marido e os três filhos também têm. A receita número 1 aprendeu com a mãe: pouco sal.

Fonte: G1.Globo

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*