Artigos e Estudos Científicos

Fatores etiológicos e prevalência de lesões bucofaciais em surfistas de Fortaleza

Autores: Jivago Barreto França Cordeiro, Luceana Barreira Forte, Jiovanne Rabelo Neri, Saulo Ellery dos Santos, Fábio de Almeida Gomes, Danilo Lopes Ferreira Lima.

 

Resumo

O estudo investigou fatores etiológicos e prevalência de lesões bucofaciais em surfistas profissionais e amadores em Fortaleza, Ceará. Aplicou‐se um questionário em 150 surfistas homens e usaram‐se testes estatísticos (qui‐quadrado e teste t de Student) com nível de significância p < 0,05. Em 56% encontrou‐se alguma lesão bucofacial. Queimaduras de lábio e de face, laceração de mucosa e fratura dentária foram as mais prevalentes. Comparando surfistas competidores com não competidores houve significância entre ocorrência de lesões com fundo de rocha (p = 0,032) e com prancha (p = 0,003) e maior presença de lesões entre os competidores (p = 0,003). Conclui‐se que fraturas dentárias e queimaduras facial e labial são prevalentes em surfistas e que há mais chances de ocorrência de lesões quanto maiores forem a idade e o tempo de prática.

 

Arquivo PDF
Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close