FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL E OS TRATAMENTOS PARA A PELE ACNEICA

Método utiliza princípios fisioterapêuticos no tratamento estético

A acne é um dos problemas de pele mais comuns entre as brasileiras. Seja pelo nosso clima tropical ou por fatores genéticos, cerca de 70% das mulheres tem pele oleosa. Entre uma das soluções está a Fisioterapia Dermatofuncional, que utiliza princípios fisioterapêuticos no tratamento estético.

“A Fisioterapia Dermatofuncional tem um papel importante em reabilitar a pele no sentido de promover o equilíbrio da oleosidade excessiva, remover as possíveis lesões de acne, garantir ações bactericidas e controlar a inflamação”, explica a Fisioterapeuta Dermato Funcional Fabiola Fortunato.

De acordo com Fabiola, o primeiro passo do tratamento é fazer uma limpeza de pele  personalizada, de acordo com o grau de acne, para remover as lesões de pele de forma segura e sem a contaminação de bactérias e sequelas [manchas e cicatrizes]. “Em seguida, geralmente são indicados peelings semanais ou quinzenais para controle de oleosidade, a base de ácido mandélico, ácido salicílico, enxofre, argila. A aplicação do laser de baixa potência é indispensável para a melhora rápida do quadro acnéico”, explica.

Associados ao led azul, que tem ação bactericida, e ao laser vermelho, que tem ação anti-inflamatória, há a melhora no metabolismo da pele como um todo, contribuindo para o controle de oleosidade e contração dos poros dilatados.

“Os resultados são visíveis a cada sessão de tratamento e o mais importante é ter controle sobre as causas”, diz. “O uso dos cosméticos domiciliares são de extrema importância para o tratamento e manutenção da acne e devem ser indicados por profissionais habilitados.”

CAUSAS DA ACNE
A acne é uma doença inflamatória e crônica da unidade pilossebácea causada pela produção excessiva de sebo/oleosidade, o que obstrui a saída do folículo causando um excesso de queratinização e presença de bactérias.

O excesso de oleosidade, geralmente é causado pela produção excessiva de testosterona que se converte na glândula sebácea em DHT (diidrotestosterona) estimulando a produção de sebo. “Por este motivo, é muito comum o quadro de acne em adolescentes, em mulheres com síndrome do ovário policítico, com o uso de alguns medicamentos e até o uso indevido de alguns cosméticos.”

ALIMENTAÇÃO
Os principais vilões são as gorduras saturadas, fast foods, açúcares e derivados de leite. “Para contribuir com o tratamento do acne, orientamos o paciente a ingerir uma quantidade grande de água e fazer uma dieta equilibrada, com a ajuda de um nutricionista, com verduras, frutas e proteínas magras.”

ONDE ENCONTRAR?

Profissional indicado: Fabiola Fortunato