Perícia e Ergonomia

Fisioterapia do trabalho se torna aliada das empresas e favorece o profissional da área

Foco na saúde do trabalhador colabora para mais contratações de fisioterapeutas

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, no ano de 2013 mais de 3 milhões de trabalhadores foram diagnosticados com LER/DORT. As doenças ocupacionais são alguns dos principais motivos de afastamento dos profissionais de suas atividades e entre as causas que colaboram para o desenvolvimento dessas lesões são estresse, ritmo de trabalho intenso, movimentos repetitivos, falta de uso de equipamentos de proteção, entre outros.

Hoje, as organizações têm cada vez mais investindo na qualidade de vida dos seus funcionários e o foco na saúde do trabalhador passou a ser um diferencial estratégico do mercado. Segundo notícia publicada no site de recrutamento Catho, a maioria das empresas já percebeu que o bem-estar dos colaboradores está diretamente ligado a sua produtividade. E para manter essa motivação vale reservar um tempo dentro da rotina para sessões de massagens, exercícios de alongamento e ginástica laboral, por exemplo.

Para atender a essa demanda a procura por um fisioterapeuta especializado na prevenção das doenças do trabalho passou a ser maior. Cada vez mais valorizado, o fisioterapeuta do trabalho atua acompanhando os funcionários de uma determina instituição orientando-os quanto as posturas adequadas e ergonômicas no posto de trabalho, além de promover atividades de prevenção a desconfortos e dores musculoesqueléticas. Muitos fisioterapeutas também são contratados para realizar palestras e treinamentos preventivos de doenças ocupacionais.

Fonte: Educa mais Brasil

Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.