NotíciasSaúde

FISIOTERAPIA GERIÁTRICA ESTIMULA O SISTEMA RESPIRATÓRIO E MOTOR DE IDOSOS

À medida que envelhece, o corpo humano caminha para um declínio funcional do organismo. Dentre as complicações que surgem na terceira idade, as mais comuns são a perda da visão e da audição. Mas além destas alterações, uma parte que apresenta problemas e que merece bastante atenção é o sistema respiratório. “Com o avançar da idade, a capacidade pulmonar diminui, os idosos sentem mais fraqueza muscular, assim como os músculos das costelas que vão atrofiando, pois a pessoa não tem mais aquela capacidade de expandir o pulmão”, destaca a fisioterapeuta Luciana Rocha Ferreira, que trabalha com idosos em um hotel geriátrico da cidade.

Segundo a fisioterapeuta, além do envelhecimento natural do corpo, outros hábitos e atividades realizadas ao longo da vida podem refletir diretamente na capacidade pulmonar de um idoso. “Por exemplo, se uma pessoa fumou muitos anos na vida, ou se ela trabalhou diretamente com produtos agrícolas, isso pode ocasionar em uma DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que é responsável por dificultar progressivamente o fluxo de ar para os pulmões”, explica Luciana.

A fisioterapeuta explica também, que além da DPOC, a falta de capacidade respiratória pode ocasionar outras doenças como a pneumonia. “Um paciente acamado, por exemplo, que tem uma debilidade física ou mental e que se alimenta por sonda, está mais propenso a desenvolver doenças pulmonares, pois ele acumula mais secreções provocando doenças no sistema respiratório”, destaca.

Para auxiliar os idosos e minimizar os efeitos da obstrução brônquica ou o aparecimento de doenças, a especialista pontua a importância da fisioterapia respiratória. “Com exercícios passivos ou ativos, dependendo da autonomia do idoso, nós trabalhamos com eles a melhora da ventilação pulmonar e da funcionalidade respiratória desse paciente, beneficiando consideravelmente sua qualidade de vida. A respiração influencia muito no nosso corpo e com o enfraquecimento muscular, até o ato de engolir a comida pode ser dificultoso para uma pessoa idosa. Realizar a fisioterapia respiratória colabora na prevenção de doenças e na recuperação da capacidade pulmonar”, diz Luciana.

A fisioterapeuta Marcela Fonseca Batistuta, que também atende idosos de um hotel geriátrico, destaca a importância da fisioterapia geriátrica como um todo. “Ela proporciona ao paciente o envelhecimento com qualidade de vida, a melhora notável da sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções, o aumento da força muscular e das funções da memória”, explica.

Ainda segundo Marcela, aliar os exercícios respiratórios com a prática da fisioterapia motora, traz mais independência e conforto na realização de atividades diárias do idoso. “São várias as técnicas que utilizo com o idosos, a fim de recuperar a função motora e auxiliar no alívio das dores comuns da idade avançada. É notável a melhora deles desde a primeira sessão de fisioterapia. Utilizo técnicas conforme a necessidade individual de cada paciente. Eles ganham mais vigor, voltam a fazer atividades que antes não faziam mais sozinhos, como pentear o cabelo, tomar banho sem a ajuda de ninguém e etc. É muito gratificante ver eles independentes”, afirma.

Para Elizabeth Carvalho dos Santos Freitas, administradora do hotel geriátrico, onde as especialistas atuam, a prática da fisioterapia é muito valiosa para os idosos, tanto para os ativos, quanto para os mais debilitados. “Qualidade de vida é uma questão que tem um significado diferente para cada um. Na velhice, ter uma qualidade de vida é poder realizar atividades diárias com facilidade, ter acessibilidade nos locais onde frequenta e ter uma saúde controlada. Por isso, todo o trabalho que nós realizamos com os nossos idosos, inclusive na área da fisioterapia, é voltado a oferecer o máximo de autonomia para eles. Escolher a roupa que quer vestir e colocá-la sozinho, se pentear, escovar os dentes, enfim. Pequenas tarefas que para nós não tem importância, para eles é sinônimo de autonomia e bem-estar”, conclui.

Por:  Marcela Pires

Fonte: http://hotelgeriatrico.com.br

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close