Artigos e Estudos Científicos

FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE PACIENTE PEDIÁTRICO PORTADOR DE MIELOMENINGOCELE

Avaliação  da Abordagem Fisioterapêutica no Tratamento de Paciente Pediátrico Portador de Mielomeningocele

Fabiana Azevedo Santos

Centro de Tratamento e Pesquisas em Fisioterapia, Rio de Janeiro, fabianafisioterapiarj@yahoo.com.br

Resumo: mielomeningocele é uma anomalia congênita complexa da coluna que causa vários graus de malformação da coluna espinal, ou mielodisplasia. É comumente referida como espinha bífida e é classificada como um defeito do tubo neural. Pacientes com essa desordem apresentam-se com um espectro de imperfeições, mas os déficit funcionais primários são a paralisia da coluna lombar e a perda sensorial, disfunção da bexiga e do intestino, e a disfunção cognitiva. Problemas médico-cirúrgicos e de reabilitação surgem no paciente com mielomeningocele desde o nascimento até a idade adulta. Esse trabalho apresentará a avaliação da terapia física adaptada no tratamento de pacientes pediátricos que possuam mielomelingocele.

Palavras-chave: Mielomelingocele. Mielodisplasia. Fisioterapia. Pediatria.

Fonte: USS

[su_button url=”http://fisioterapia.com/wp-content/uploads/2016/06/Avaliação-da-Abordagem-Fisioterapêutica-no-Tratamento-de-Paciente-Pediátrico-Portador-de-Mielomeningocele.pdf” target=”blank” style=”flat” background=”#1e446e” center=”yes” icon=”icon: file-text”]Faça download do artigo completo[/su_button]

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close