Dicas de Saúde
Fisioterapia ou Pilates: a bola de pilates é alternativa para o bem-estar

Veja como o pilates (aparelho e solo) e a bola de pilates são importantes dentro da fisioterapia e quais seus benefícios para quem deseja melhorar a qualidade de vida. Confira também como fazer sessões de fisioterapia com profissionais qualificados.
O pilates e a bola de pilates propriamente dita são muito versáteis: aumentam a flexibilidade, auxiliam no fortalecimento muscular, contribuem para o desenvolvimento motor e ajudam no tratamento de sequelas e lesões (inclusive neurológicas), além de suavizar o estresse do dia a dia.
A bola de pilates, especificamente, ganhou lugar cativo em academias e também nas clínicas de fisioterapia, e hoje é um dos símbolos da saúde e do bem-estar.
Como funciona a bola de pilates?
Quando o corpo está apoiado sobre a bola de pilates, acaba exigindo bem mais dos músculos do que se estivesse sobre uma superfície plana e dura, como o chão. Isso acontece, pois, a bola é uma superfície instável, e isso “recruta” de nós mais força para manter o equilíbrio.
A instabilidade apresentada pela bola é crucial para que seja exercitado o “core”, conjunto de músculos responsáveis pela postura e pelo equilíbrio.
As atividades realizadas com a bola de pilates promovem o fortalecimento de músculos, como o transverso abdominal, que se trata de um músculo responsável por ser o centro de força. Apenas por meio dele é que o corpo consegue executar diversas funções, como tossir e evacuar. Além dessas regiões, são mobilizados também outros músculos, como o diafragma, o assoalho pélvico, os paravertebrais e os laterais oblíquos (internos e externos).
Entre os benefícios providos aos grupos musculares estão:
- Diminuição de dores nas costas;
- Melhoria da postura;
- Melhoria da coordenação motora;
- Estimulação do sistema circulatório;
- Melhoria da respiração;
- Melhor oxigenação do sangue;
- Aumento da concentração;
- Fortalecimento dos órgãos internos, etc.
Outro benefício: é uma das ferramentas que mais podem ajudar a prevenir e remediar a temida hérnia de disco, mal que atinge grande parte da população brasileira.
A importância do pilates (aparelho e solo) dentro da fisioterapia
O pilates é uma modalidade de exercício físico que ganhou muito espaço e, atualmente, é indicado pelos médicos a diversos pacientes para tratar dores pelo corpo. As aulas não possuem nenhuma contraindicação e podem ser realizadas por qualquer pessoa a partir dos 12 anos de idade.
Após algumas aulas de pilates, já é possível começar a observar os primeiros resultados no corpo e também na mente, já que as sessões também oferecem muito bem-estar e tranquilidade para a mente. Além disso, os benefícios para a saúde são imensos, como, por exemplo:
- Melhora a postura a cada exercício realizado, fazendo com que cada vez mais o paciente mantenha uma postura adequada;
- Evita o estresse, pois trabalha por meio de movimentos relaxantes;
- Aumenta a força e também alonga o corpo;
- Aumenta a resistência física e mental;
- Aumenta a flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alivia todas as tensões, estresse e dores crônicas;
- Proporciona uma maior mobilidade das articulações;
- Melhora a coordenação motora;
- Estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e elimina as toxinas;
- Fortalece os órgãos internos;
- Aumenta a concentração;
- Promove relaxamento;
- Trabalha a respiração.
Lembrando que os tratamentos com pilates (aparelho e solo) dentro da fisioterapia devem ser cuidadosamente realizados por profissionais capacitados e que tenham experiência na área e no contato com cada paciente.
Fonte: Terra
Apesar de ter sido inserida na metodologia do Pilates pela sua adaptação aos princípios da contrologia, a bola conhecida na verdade como Bola Suiça não é um acessório desenvolvido por Joseph Pilates, como o Magic circle ou o Spine Stretch, então não é correto dizer bola de Pilates.