Dicas de Saúde

Fisioterapia pélvica e cuidados com recém-nascido

“O recém-nascido é um mundo à parte e as mães de primeira viagem precisam aprender sobre esse mundo”.

Mulheres que se preparam para desempenhar o papel de mãe e têm dúvidas sobre o pré-natal, o parto e os primeiros cuidados com o bebê ganharam, no mês de maio, uma super ajuda do Hospital e Maternidade Femina: o Curso para Gestantes.

No final de semana em que foi comemorado o Dia das Mães, aconteceu o segundo módulo do curso – que abordou questões relacionadas ao momento do parto. A pediatra Bruna Pucca e a fisioterapeuta Mabel Pavani conversaram com as futuras mamães sobre a chegada de seus bebês.

“O recém-nascido é um mundo à parte e as mães de primeira viagem precisam aprender sobre esse mundo. O neném não é um adulto em miniatura, ele tem todas as suas particularidades”, explicou a pediatra.

Bruna Pucca reitera que, nos dias de hoje, tem se dado muito valor aos aspectos materiais, o que é menos relevante. O mais importante, segundo a especialista, é estar inteirado sobre as questões pertinentes à gravidez e ao cuidado com os pequenos.

“Hoje sabemos que a principal faixa de óbito infantil encontra-se no período neonatal – que é de zero a 28 dias. Por isso é importante falar sobre os cuidados adequados para recém-nascidos”, ponderou.

Na ocasião da palestra, também foi abordada a importância da fisioterapia antes, durante e depois do parto. A fisioterapeuta Mabel Pavani reforça que, mesmo que muitas mulheres não tenham a consciência da musculatura pélvica, é necessário que a região seja trabalhada e fortalecida para o nascimento do bebê.

“Todas as gestantes, independente da via de parto, devem passar por uma avaliação fisioterapêutica para vermos a funcionalidade da musculatura do assoalho pélvico – que é muito exigida no período gestacional. Em casos de parto normal, fazemos um trabalho mais específico de força e flexibilidade”, esclareceu a especialista.

Fonte: Mídia News

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close