Áreas de AtuaçãoDicas de Saúde

Fisioterapia pode ajudar na reabilitação de pacientes com esclerose múltipla

O dia 30 de maio é lembrado como o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, uma doença crônica, neurodegenerativa, de causa desconhecida e sem cura. O tratamento fisioterápico é fundamental para reabilitação desses pacientes.

A doença atinge, em sua maioria, pessoas de 20 a 40 anos, com múltiplas áreas de inflamação e formação de esclerose no sistema nervoso central. Sua evolução caracteriza atrofia cerebral e medular, gerando sequelas.
De acordo com a fisioterapeuta Renata Ferreiro, a doença não apresenta início característico, podendo ser confundida com outras doenças do sistema nervoso, o que dificulta o diagnóstico.

Os sintomas mais comuns são perda visual aguda, inflamação do nervo óptico, vertigem e fraqueza dos membros. O conjunto de sinais e sintomas que levam a suspeita do diagnóstico pode ser descrito por oscilação no movimento dos olhos, fala pastosa e tremor. Porém, para definir o diagnóstico, é importante que o médico avalie a história clínica, exame físico e testes laboratoriais como de sangue, urina, líquor (punção lombar), ressonância magnética de crânio e medula espinhal, para verificar possíveis áreas de esclerose.

Segundo a fisioterapeuta, a esclerose múltipla faz parte do grupo de doenças conhecidas como desmielinizantes, que afetam a condução de sinais nervosos causando déficits. Em estágios avançados, o paciente pode apresentar cansaço intenso e incapacitante, alterações na fala e deglutição, visão dupla, déficit de equilíbrio e coordenação, rigidez nos movimentos, transtornos cognitivos e disfunções sexuais.

Não existe prevenção ou cura, mas a doença pode ser controlada com medicamentos e equipe multidisciplinar que busca retardar sua progressão. O tratamento fisioterápico é fundamental para reabilitação desses pacientes.

Fonte: Folha da Região
Infográfico: Farmacêuticas

Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas