FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA INFANTIL – ATENDIMENTO AMBULATORIAL

É uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e tratamento de praticamente todas as doenças que afetam o sistema respiratório infantil.

Os objetivos são a eliminação da secreção que se acumula desde o nariz até as áreas mais profundas dos pulmões, melhora a expansibilidade pulmonar, a alimentação e o sono, evita complicações decorrente das infecções, diminui a quantidade de medicação e as internações recorrentes.

Os pais devem sempre estar presentes durante a sessão de Fisioterapia para tranquilizar e acalmar a criança ou bebê, além de receber orientações do fisioterapeuta.

O fisioterapeuta tem a função de avaliar individualmente, fazer a proposta de tratamento e tratar a criança.  Nas sessões podem ser realizados alguns procedimentos como :

– Aspiração de vias aéreas se necessário,

– CPAP para expansão pulmonar ,

– Manobras de expansão pulmonar,

– Alteração de Fluxo Expiratório,

– Exercícios Respiratórios caso a criança já tenha um nível de compreensão,

– Respiron para fortalecimento do diafragma,

– Inalação com SF 0,9%, caso necessite fluidificar a secreção,

– Tapotagem (se não houver sibilos expiratórios ),

– Vibrocompressão etc.

As indicações para fisioterapia respiratória são quando a criança ou o bebê apresenta catarros ou infecções em vias aéreas altas, bronquiolite, bronquite, asma, pneumonias, atelectasias, fibrose cística, deformidades torácicas e vertebrais: escoliose, cifose, peito escavatum etc, enfermidades neuromusculares , paralisia cerebral, prematuros, displasia pulmonar e todas aquelas que cursem com aumento de secreções  etc.

O tratamento de Fisioterapia Respiratória Infantil pode ser realizado tanto na clínica como em domícilio.  Lembre-se que em casos de urgência deve levar ao pronto-socorro.

Por: Dra. Karen Miyamoto Moriya