HIDROTERAPIA AJUDA A REDUZIR AS DORES NA COLUNA NA TERCEIRA IDADE

0
2638

A hidroterapia, tratamento realizado com atividades físicas dentro da piscina, é um dos principais recursos indicados aos idosos pelos fisioterapeutas para facilitar a reabilitação, prevenção de doenças, além de ajudar pessoas que tenham problemas de coluna. De acordo com a fisioterapeuta e professora universitária, Cristiani Mello, com o passar dos anos o corpo sofre um certo desgaste nos ossos.

“Além disso, ocorre uma fraqueza muscular comum por conta da idade. Estes fatores aliados à falta de exercícios físicos podem ser prejudiciais depois dos 60 anos. A musculatura enfraquece e os idosos podem vir a machucar a coluna, apresentar dores nas costas, joelho e pescoço. Nestes casos, nós indicamos a fisioterapia e a hidroterapia”, explica.

Segundo a especialista, é importante que os idosos procurem ajuda logo nos primeiros sintomas. “Nos casos de dores fortes na coluna, os dois tipos de tratamento irão ajudar o paciente. Mas é fundamental que eles não esperem muito tempo para procurar atendimento”, ressalta. A fisioterapeuta comenta que o tratamento com a hidroterapia é realizado com alongamentos, fortalecimento e relaxamentos dentro da piscina aquecida. “A piscina tem aquela parte lúdica em que os idosos se distraem e esquecem de tudo”, complementa.

Já a fisioterapia, fortalece a musculatura das costas, através dos alongamentos dos membros superiores, inferiores e abdômen. “Não tem um número de sessões específico, os dois tratamentos podem ser constantes até como uma forma de manutenção do quadro de saúde e da qualidade de vida dos pacientes. É importante lembrar que a partir dos 30 anos o corpo já pode apresentar desgastes nas articulações”, alega Cristiani.

Recuperação

Problemas nos joelhos e dores nas costas fizeram com que as pacientes Eliza Dias, 75 anos, e Maria da Luz dos Santos, 65, buscassem ajuda na hidroterapia. Segundo elas, o tratamento reduziu as dores e proporcionou melhor qualidade de vida pra elas.

“O meu problema era no joelho e depois surgiram as dores nas costas. Para evitar qualquer tipo de problema na coluna resolvi buscar ajuda. Já senti que as dores aliviaram muito. Só de estar aqui na água já me faz esquecer dos problemas”, comemorou Eliza.

“Parei com o tratamento por um tempo e senti que as dores nas costas voltaram. Então resolvi retomar a hidroterapia e já sinto os resultados positivos”, disse Maria.

Segundo a fisioterapeuta, Patrícia de Oliveira, os exercícios mais indicados dentro da piscina é o alongamento e agachamento. “São dinâmicas específicas dentro da água e que ajudam no relaxamento do corpo, principalmente, à noite”, orientou a profissional.

Alongamento ajuda na diminuição das dores nos joelhos e nas costas. Foto: Fábio Matavelli

Fonte:Diário dos Campos

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*