HOME CARE ESTRUTURA, FUNCIONAMENTO E FISIOTERAPIA

RESUMO

Home care assistência domiciliar á saúde é uma forma de prestar serviços de saúde as pessoas em suas residências, com a mesma qualidade de uma internação hospitalar.Este tipo de serviço no Brasil, segue modelos baseados em serviços prestados pela enfermagem na época das Associações de Enfermeiras Visitantes iniciados por volta do século XIX, pela Cruz Vermelha Americana. Atualmente estes serviços têm se mostrado muito adequados devido a tecnologia de ponta e interesses governamentais, o que ajuda a popularizar os serviços de HC além de viabilizar e conseguir uma maior demanda de modalidades a serem atendidas pelo programa, diminuindo assim o risco de reinternação hospitalar, riscos de infecções e ainda a relação custo /benefício.As patologias são atendidas de forma individualizada, dependendo das necessidades para seu tratamento, isso pode variar de simples visitas para a execução de curativos até uma UTI domiciliar completa. A pesquisa foi realizada através da INTERMED HOME CARE na casa de cada um dos oito pacientes e foram entrevistados os integrantes da equipe multidisciplinar. O objetivo do trabalho é descrever a estrutura de funcionamento do home care, os benefícios aos assistidos e a formação da equipe multidisciplinar. As conclusões observadas levam a afirmar que o atendimento domiciliar soma a diminuição de risco de infecção, a diminuição de custos, de internações sucessivas, melhorando assim o estado psicosocial do paciente, a integração com a família, a qualidade de vida fazendo com que o paciente diminua o tempo de recuperação e ainda contribua para a redução de pacientes no setor hospitalar.

Palavras-chave: Home care. Benefícios. Fisioterapia

ABSTRACT

Home care, is a health domiciliary assistance is a way to give help assistance to people in their residences and it has the same quality of a hospital internment. This kind of service in Brazil is based on services given by the nursing team at the time of the Visiting Nursing Association which started around the XIX century by the American Red Cross. Nowadays these services have been adequate due to advanced technology and government concerns which helps to spread out the home care services. Besides, it becomes viable and gets a larger demand of modalities to be fulfilled by the program, decreasing this way the risk of hospital reinternment, infections and still the relation cost/benefits. The assistance to pathologies is given individually, depending on the treatment need and this may be simple visits, execution of curatives or a complete domiciliary UTI. The research was carried out through the INTERMED HOME CARE in the houses of the eight patients and members of the multidisciplinary team were interviewed. The goal of this study is describe the home care performance, its benefits and the formation of the multidisciplinary team. According to the results observed, the conclusion was that domiciliary assistance decreases the successive internments improving this way the patient`s psychosocial condition, his life quality decreasing family, his life quality decreasing recovery time and even contributes to the reduction of patients in the hospital sector.

Keywords: Home care.Benefits.Fisioteraphy

Por: Júlia Carmona Molinari

Monografia apresentada no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia.

Fonte: Unisalesiano