Artigos e Estudos Científicos

Importância da fisioterapia na prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho

Autores: Luciana Hippler Zandonadi, Thayná Araujo Maiolini Costa, Priscila Figueiredo Correia, Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani, Maria Tereza Artero Prado

 

Resumo

 

Os objetivos deste estudo foram analisar como os estudos apresentaram a atuação da fisioterapia como prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) e enfatizar a sua importância. Tratou-se de um estudo de revisão bibliográfica, com artigos publicados no período de janeiro de 1998 a outubro de 2013. Foram analisados 6 artigos, todos utilizaram questionários para avaliação da dor e/ou qualidade de vida do trabalhador, dois estudos utilizaram o check-list e fotos para análise do ambiente de trabalho e um estudo utilizou filmagens para avaliação ergonômica. Foram feitas análises e modificações ergonômicas, orientações posturais e de atividade física e a realização de ginástica laboral em parte dos estudos. Portanto, os estudos apresentaram resultados positivos em relação a medidas preventivas aos DORT, além de relatarem a consequente melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, o que reflete no aumento da produtividade, fato que enfatiza a importância da aplicação da fisioterapia preventiva.

 

Palavras-chave: qualidade de vida, trabalhadores, fisioterapia, prevenção primária, transtornos traumáticos cumulativos.

 

Arquivo PDF

 

 

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close