IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NO PRÉ E PÓS- OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA PEDIÁTRICA

RESUMO

Complicações no pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica são freqüentes, destacando-se a atelectasia e a pneumonia. A fisioterapia contribui significativamente no tratamento destas complicações. Desta forma, este estudo buscou agrupar e atualizar os conhecimentos da atuação fisioterapêutica no pré-operatório e nas complicações pulmonares do pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica. Observou-se a eficácia do tratamento fisioterapêutico por meio de diferentes técnicas específicas e a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas.

Descritores: Fisioterapia (Especialidade). Cirurgia Torácica. Atelectasia. Pneumonia.

Simone CavenaghiI; Silvia Cristina Garcia de MouraII; Thalis Henrique da SilvaIII; Talita Daniela VenturinelliIV; Lais Helena Carvalho MarinoV; Neuseli Marino LamariVI

IDoutora em Ciências da Saúde (FAMERP) (Fisioterapeuta, Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Fisioterapia Hospitalar Geral – FAMERP)
IIFisioterapeuta (Aluna do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Fisioterapia Hospitalar Geral – FAMERP)
IIIFisioterapeuta (Aluno do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Fisioterapia Hospitalar Geral – FAMERP)
IVFisioterapeuta (Aluna do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Fisioterapia Hospitalar Geral – FAMERP)
VDoutoranda em Ciências da Saúde -FAMERP. (Fisioterapeuta, Docente do Curso de Pós-graduação Lato-Sensu Fisioterapia Hospitalar Geral (FAMERP)
VIDoutora em Ciências da Saúde – FAMERP. (Fisioterapeuta, Professora Adjunto da FAMERP)

Artigo recebido em 10 de fevereiro de 2009
Artigo aprovado em 31 de agosto de 2009

Trabalho realizado na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Fonte: scielo