Artigos e Estudos Científicos

Infecção pelo vírus zika como causa de anormalidades congênitas do cérebro e síndrome de Guillain-Barré: revisão sistemática

Autores: Fabienne Krauer, Maurane Riesen, Ludovic Reveiz, Olufemi T. Oladapo, Ruth Martínez-Vega, Teegwendé V. Porgo, Anina Haefliger, Nathalie J. Broutet, Nicola Low , Grupo de Trabalho sobre Causalidade ao Zika da OMS.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em março de 2016 que havia consenso científico de que o vírus Zika transmitido por mosquito era uma causa do distúrbio neurológico Síndrome de Guillain-Barré (GBS) e de microcefalia e outras anormalidades cerebrais congênitas baseadas em avaliações rápidas de evidências. Decisões sobre causalidade requerem uma avaliação sistemática para orientar ações de saúde pública. Os objetivos deste estudo foram atualizar e reavaliar as evidências de causalidade através de uma revisão rápida e sistemática sobre as ligações entre a infecção pelo zika vírus e (a) anormalidades cerebrais congênitas, incluindo microcefalia, nos fetos e filhos de gestantes e (b) SGB em qualquer população, e descrever o processo e os resultados de uma avaliação especializada das evidências sobre a causalidade.

Fonte: PlosMedicine

Arquivo PDF
Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close