Artigos e Estudos Científicos

A INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES NO CLIMATÉRIO

THE PHYSICAL THERAPY INTERVENTION ON QUALITY OF LIFE OF CLIMATERIC WOMEN

RESUMO

O climatério é a fase de transição entre o período reprodutivo e o período não reprodutivo da mulher. Geralmente ocorre em mulheres na faixa etária de 45 a 65 anos. É caracterizada pela queda progressiva dos níveis de estrogênio e interrupção dos ciclos menstruais, causando diversas alterações físicas e psíquicas que interferem na qualidade de vida da mulher. O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade de vida de mulheres no climatério e elaborar uma proposta de intervenção fisioterapêutica a fim de melhorar os sintomas do climatério e atuar na prevenção de complicações futuras. Para realização da seguinte pesquisa, foram avaliadas 16 voluntárias com idade de 40 a 60 anos que exercem função de serviços gerais e apresentavam sintomas característicos do climatério. Os resultados obtidos através da análise dos questionários aplicados nos períodos pré e pós intervenção, nos levam a concluir que as mulheres climatéricas apresentaram melhora significativa em seu desempenho das atividades diárias, observado através da melhora no domínio de capacidade funcional em relação à qualidade de vida das mulheres.

Palavras-chave: Climatério. Saúde da Mulher. Qualidade de Vida. Fisioterapia.

ABSTRACT

Climateric is a transition phase between the reproductive period and the nonreproductive period of the woman. Generally happens with womans in age groups between 45 and 65 years old. It is characterized by a progressive fall in strogen levels and interruption of menstrual cycle, causing several physical an psychological changes, that interfere in woman´s quality of life. The objective of the present research is to evaluate the quality of life of woman in climacteric and elaborate a purpose of physiotherapeutic intervention looking to soften the symptoms of climacteric and operate in prevention of future complications. To realize the following research, 16 voluntareers form ages between 40 and 60 years old, that exercises the function of general services, showing characteristic symptoms of climacteric. The results obtained through analysis of the questionnaires in pre and post intervention leads us to conclude that climacteric woman’s show significant improvement in their performance in daily activities, observed through an improvement and domain of functional capacity related to woman´s quality of life.

Keywords: Climateric, Woman´s health, Quality of life, Physiotherapy

Por: Bruna de Moraes Perseguim, Fernanda Aline de Alencar, Prof.ª Ana Cláudia de Souza Costa, Prof.ª Ana Beatriz Lima.

Fonte:  Revista Científica do Unisalesiano – Lins – SP,

[su_button url=”http://fisioterapia.com/wp-content/uploads/2016/11/artigo25.pdf” target=”blank” style=”flat” background=”#1e446e” center=”yes” icon=”icon: file-text”]Faça download do artigo completo[/su_button]

Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas