Artigos e Estudos Científicos

Levantamento de encaminhamentos médicos para fisioterapia em unidade básica de saúde do Tocantins

Autores: Angela Shiratsu Yamada, Guilherme Rodrigues Noleto, Rosangela dos Reis Nunes, Fernando Mendonça Cardoso, Marta Lucia Resende Guimaraes Adorno.

 

Resumo

 

Na prática fisioterapêutica do Sistema Único de Saúde, a grande maioria dos pacientes, só tem acesso ao tratamento fisioterapêutico quando são encaminhados pelos médicos. Neste estudo, levantou-se a hipótese de que o médico do programa “Mais Médicos” realizava poucos encaminhamentos para fisioterapia quando comparado aos médicos contratados. Entendendo que esse fato possa ser prejudicial ao usuário, este estudo teve como objetivo realizar levantamento dos encaminhamentos médicos para o setor de fisioterapia e refletir sobre a atenção básica em saúde e a atuação da fisioterapia. O estudo foi realizado na Unidade Básica de Saúde de Recursolândia, a qual possui 3 médicos que fazem encaminhamentos para a fisioterapia. Os médicos 1 e 2 são contratados e o 3 é do programa “Mais Médicos”. Os dados foram colhidos com base nos encaminhamentos que chegaram ao setor de Fisioterapia e foram levantados o motivo e número do encaminhamento de cada profissional. Foram realizados 91 encaminhamentos para a fisioterapia, sendo que o médico 1 realizou 69 encaminhamentos, o médico 2 referenciou 13 e o médico 3 encaminhou 9. O presente estudo foi importante para desmistificar que somente o médico do programa “Mais Médicos” tenha poucos encaminhamentos para o tratamento fisioterapêutico. Os profissionais e gestores de saúde devem ampliar os olhares para ação integrada em saúde, na promoção da saúde e prevenção de doenças além da reabilitação, que realmente seja implementado na prática profissional diária para melhorar a saúde dos brasileiros.

 

Termos para indexação: Programa “Mais Médicos”, tratamento fisioterapêutico, Tocantins

 

Arquivo PDF
Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close