NotíciasSaúde

MÁ POSTURA AO UTILIZAR CELULAR PODE OCASIONAR SÉRIOS PROBLEMAS ÀS ESTRUTURAS DO PESCOÇO

Fisioterapeuta dá dicas de como utilizar o aparelho de forma correta

 

Segundo a Anatel, o Brasil terminou outubro de 2016 com 247,5 milhões de celulares. No mesmo ano, também foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que o celular é o principal meio de acesso à Internet. Pois bem, que ele dominou a vida dos brasileiros, disso não temos mais dúvidas.

Mas, como utilizar o celular de forma correta?

De acordo com Pricilla Antunes, fisioterapeuta osteopata do Centro Avançado de Movimento e Performance de Piracicaba (CAMP Piracicaba / ITC Vertebral), “em posição ideal, com as orelhas alinhadas com os ombros, o peso transmitido ao pescoço é de aproximadamente 5 quilogramas. Esse valor vai sendo aumentado quando inclinamos o pescoço para frente para olharmos a tela do celular. A postura correta, portanto, pede cabeça erguida e braço levantado na altura dos olhos para facilitar a visualização da tela, sem sobrecarregar o pescoço”, explica

Pricilla alerta também para o mau uso do aparelho, que pode ocasionar dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço, dores nos braços e nos ombros. “Deve-se procurar auxílio de um fisioterapeuta antes mesmo de qualquer desconforto para orientações preventivas”.

O tratamento, segundo a especialista, inclui técnicas de correção postural, como o RPG (Reeducação Postural Global), além de Pilates, Osteopatia, massagem, e exercícios de alongamento e estabilização segmentar.

E atenção aos que não procuram ajuda logo que o problema aparece! “Com o tempo, esse mau alinhamento da coluna pode causar problemas às estruturas do pescoço, como a perda ou até mesmo a inversão da curvatura fisiológica da coluna cervical, agravando ainda mais os sintomas”.

Para a osteopata, o número de casos decorrentes do mau uso do celular, principalmente entre crianças e adolescentes, aumentou consideravelmente no consultório. Mesmo assim, muitos ainda não têm consciência do problema. Fica o alerta para os pais!

Fonte: Notícias Terra

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close